13.5.14

Método defensivo nos Cantos - Análise Liga 13/14

ver comentários...
Nas próximas semanas irei trazer aqui o resultado global de diversas análises que fui fazendo ao longo da época. Começo com os pontapés de canto, numa observação que tinha como objectivo ajudar a perceber de forma mais objectiva se existe, de facto, alguma diferença relevante na escolha do método defensivo escolhido.

Este é um tema que regularmente ressurge no debate futbolístico, invariavelmente com a particularidade de questionar a eficácia de um determinado método, sempre que a equipa que o utiliza passa por um período de maior vulnerabilidade neste aspecto específico. Outra particularidade dos debates em torno desta questão tem a ver com a forma como eles são quase sempre centrados em convicções pessoais, mas nunca sustentados por argumentos mais concretos ou factuais (ou, pelo menos, essa é a minha experiência pessoal). E é precisamente daqui que surge a motivação que está na base desta análise.

Os resultados, relativamente à comparação entre os dois métodos, hxh ou zona, apontam claramente e ao fim de mais de 2500 pontapés de canto analisados, para a conclusão de que nenhum dos métodos representa, por si só, uma mais-valia em relação ao outro. Nota, entre as equipas da liga, para o caso do Paços de Ferreira que foi a equipa com menor aproveitamento neste plano específico e também a única que ao longo da época mudou a sua abordagem (uma opção tomada ainda sob a orientação técnica de
Costinha). 

AddThis