7.10.08

Vitória - Braga: O outro dérbi

ver comentários...
Este é o jogo grande dos não grandes, para além do segundo derbi regional mais importante da liga no momento (atrás do Benfica-Sporting).
O jogo, apesar do nulo, não ficou a dever às expectativas. O Vitória entrou melhor, com uma boa circulação de bola, rápida, que criou problemas ao bloco defensivo do Braga nos primeiros 10 minutos. Após o primeiro susto junto da baliza de Nilson, no entanto, o Braga adquiriu o controlo da partida e foi sempre melhor. Jogando em transição (momento em que é particularmente forte ao contrário do que já ouvi), o Braga explorou muito bem as deficiências posicionais da linha mais recuada de um Vitória que tentou sempre assumir o jogo mas que nunca conseguiu a supremacia pretendida. No final, claramente, o Braga pode lamentar-se mais do que o Vitória. Várias oportunidades poderiam ter valido 3 pontos a um conjunto que, numa fase de maior confiança, teria seguramente conseguido outro resultado.


Em evolução - Estes dois conjuntos vivem fases diferentes mas creio podermos a assistir a uma época em crescendo de ambos. O Vitória, agora que ficou fora da Uefa, terá condições para recuperar a estabilidade exibicional de 07/08, ganhando em concentração e preparando melhor as partidas – ao contrário do que Cajuda tem teimado em dizer, um jogo por semana, ajuda. O problema poderão ser, eventualmente, as lesões. No Braga, apesar do começo aos tropeções no campeonato, se derem estabilidade a Jesus, depressa teremos uma equipa mais de acordo com aquilo que todos esperam. Há qualidade individual e colectiva. Para já, lesões e alguma sobrecarga exagerada de jogos terão sido um factor impeditivo de uma melhor evolução do modelo, mas, como disse, ela surgirá com o tempo.

resumo

AddThis