22.9.10

O seleccionador e a opção Paulo Bento

ver comentários...
Há 2 anos, sobre a questão da escolha do seleccionador, escrevi isto.

Hoje, talvez as minhas palavras da altura em relação ao “perfil Carlos Queiroz” colhessem muito mais adeptos. Mas isso, hoje, seria apenas um “totobola de segunda feira” e eu não sou comentador profissional.

Adiante... em relação aos outros 2 perfis que identifiquei: “perfil Van Basten” e “perfil Scolari”, hoje – e mesmo há 2 meses – riscaria o “perfil Scolari”. Ou seja, a minha aposta ideal iria sempre para um nome 100% baseado nas competências, sendo que de preferência apostaria num nome que tivesse mais a ganhar do que a perder com a vinda para a Selecção. Não posso afirmar, sem dúvidas, que escolheria Paulo Bento, porque não fiz uma análise a todas as possibilidades, enquadrando perfis tácticos e psicológicos, mas, ainda assim, duvido que houvesse muitos que se ajustassem tanto ao perfil que defendo como Paulo Bento.


É por isso que digo que talvez este impasse tenha sido benéfico para a Selecção, talvez perder 5 pontos tenha valido a pena para evitar uma escolha do estilo Aragonês, que seria mais um passe para o lado na Selecção Nacional. É que, não tenho grandes duvidas, com mais tempo Madaíl apostaria nesse tipo de solução.

Algumas notas sobre a escolha:

Expectativa
Ficar 4 anos na Selecção é um objectivo muito tenrinho comparado com o desafio de ficar 4 anos no Sporting. A minha expectativa é que Paulo Bento traga um “upgrade” a vários níveis para a qualidade da Selecção, que qualifique Portugal para o Euro e que tenha uma prestação suficientemente competente para que lhe seja renovado o contrato. Não é fácil, mas, como disse, já fez coisas mais difíceis.

Currículo
Volto a repetir: o currículo, a meu ver, é a ferramenta de escolha de quem não sabe escolher. Avaliar competências não é contar troféus.

Trabalho no Sporting
Não vou entrar em detalhes sobre os motivos da sua perda de capacidade com o tempo – isso cabe noutro tema. O ponto é que hoje deve ser muito mais claro para todos que Paulo Bento fez um trabalho muito bom no Sporting. Com níveis de investimento baixíssimos, pouquíssima prospecção, e jovens nos seus primeiros anos como profissionais, o Sporting esteve à beira do título por 2 vezes e conquistou troféus durante 4 anos. Hoje, e com bem mais investimento, não é minimamente óbvio quanto tempo vai demorar o Sporting para voltar a ter outro tão "indesejado" 2º lugar. É que pode mesmo não ser para breve...

Perfil táctico
Os motivos que me levam a acreditar no seu sucesso prendem-se com o seu carácter e com a lucidez que sempre revelou em relação ao jogo. Sobre o carácter, não me vou alongar, mas no que respeita aos aspectos tácticos, espero que Paulo Bento traga outra consistência e competência à equipa. Superior a Scolari e a Queiroz. Uma das suas virtudes foi sempre a objectividade com que analisou o jogo. Hoje elogiamos isso em Mourinho, Domingos ou Villas Boas, mas Paulo Bento sempre se fez notar por uma grande ligação aos aspectos práticos do jogo. Não espero voltar a ver Portugal cometer os erros que vimos frente ao Chipre e, antes sim, assumir uma postura muito mais lúcida nos jogos. Fazer bem, mais do que fazer muito, e não assumir comportamentos tácticos que não conhece. Ainda que não pareça óbvio que optará por aí, fica, já agora, o desejo pessoal de ver finalmente a Selecção estabilizar no 4-4-2 “losango”.

Ovos, finalmente!
Sei que não terá muito tempo para treinar, e também nunca exigi muita qualidade a Queiroz antes do Mundial, mas depois de o termos visto tantas vezes a queixar-se de não ter os mesmos recursos que os adversários, creio que é hora de se lhe exigir mais. É que “ovos”, na Selecção, não faltam!



Ler tudo»

AddThis