18.12.07

Kaka FIFA World Player - Será assim tão indiscutível?

ver comentários...
Kaka é o melhor do mundo em 2007.
Este estatuto concedido pela FIFA e, já anteriormente, pela France Football parece não ter discussão, pelo menos pela forma como a imprensa o tem apresentado. Pois eu discordo.
Em primeiro lugar, penso que é preciso termos consciência que este prémio só é entregue ao brasileiro pela conquista do Milan na última edição da Champions League. Não retirando importância à mais conceituada prova do futebol Europeu, parece-me redutor colocá-la em primeiro plano nesta avaliação quando a maior parte das equipas dá mais valor às ligas domésticas onde têm lugar a maior parte dos jogos. Mas vamos por partes:




Performance colectiva
Aqui, parece-me, Ronaldo sai claramente a vencer em relação a Messi ou Káká. Vencedor de uma das mais disputadas corridas ao título da Premier League nos últimos anos, finalista vencido da FA Cup e apenas derrotado nas meias finais da Champions League pelo Milan, num confronto onde claramente a disputa doméstica prejudicou a preparação da equipa para esse embate. O Manchester United foi, na minha opinião, a melhor equipa da Europa em 2006/07. Também em 07/08 as coisas têm corrido bem ao United. A 1 ponto do sensacional Arsenal (mas já tendo jogado no Emirates) e com uma prestação quase perfeita na primeira fase da Champions, o United é hoje o principal candidato nas bolsas de apostas para conquistar, quer a Premier League, quer a Champions.
No que respeita ao Barcelona, a sensacional equipa de Rijkaard está a atravessar um momento difícil, perdendo o domínio interno para o Liverpool e tendo, em 2006/07, esse dissabor da eliminação nos oitavos de final da Champions aos pés do Liverpool. Quanto ao Milan, já aqui escrevi que está longe de ser a melhor equipa do mundo neste momento. As suas prestações, quer em 2006/07, quer nesta época, na prova de regularidade têm sido do pior que o clube viu nas últimas décadas e a Champions 06/07 terá mesmo sido a tábua de salvação de Ancelotti que, mesmo assim, permanece ameaçado este ano.



Performance individual
Sendo os 3 candidatos jogadores de zona criativa fará sentido comparar estatísticas de golos. Aqui Ronaldo volta a vencer. O português é, aliás, o mais completo dos 3. 2007 mostrou um Ronaldo muito para além do virtuosismo técnico e rapidez que já lhe eram reconhecidas. Ronaldo executa com os dois pés, é o mais forte fisicamente dos 3 e, muito importante, é também aquele que melhor se apresenta no domínio do jogo aéreo. Claro que a apreciação individual vai para além de estatísticas goleadoras ou mesmo da avaliação do perfil de cada um dos jogadores. Neste aspecto, confesso que é difícil decidir entre as épocas destes 3 jogadores e, se tivesse de escolher aquele que mais me impressionou individualmente, talvez fosse por Messi e as suas imparáveis cavalgadas.


---

Em suma, parece-me injusta e mal avaliada esta atribuição. Não retirando aqui qualquer valor à qualidade fantástica de Kaka, eu não votaria nele.

AddThis