24.10.07

Notas do Roma-Sporting

ver comentários...
- O Sporting sai de Roma com uma derrota que é também uma oportunidade perdida para fazer um brilharete. O jogo foi repartido no seu domínio e o problema do Sporting foi mesmo o jogo perto das áreas, onde se sentiu realmente a diferença entre as equipas. Paulo Bento deve ter-se lembrado de Caneira e Ricardo e da segurança que estes davam. Nestas coisas de Champions e perante adversários bem mais poderosos, o facilitismo é o pior dos erros e foi por aí que o Sporting perdeu.

- A ausência de Polga revelou 3 aspectos importantes. (1) Gladstone não foi utilizado, restando saber se foi pelas deficiências posicionais reveladas em actuações anteriores ou para não valorizar o jogador que é, sem dúvida, um valor interessante. (2) A presença de Veloso na defesa confirma que aí ele não é uma mais valia. (3) Moutinho ganha outra preponderância quando actua como pivot defensivo. Creio que a sua posição de maior rendimento seria num sistema com duplo-pivot defensivo, tal como actuou quando explodiu no ano de Peseiro.

- Às vezes pergunto-me porque é que se fazem tantas substituições. Invariavelmente as alterações são esgotadas pelos treinadores, mas creio que em muitos casos essa opção terá mais a ver com aspectos culturais e pressões externas do que com reais mais valias para a equipa. Por exemplo, o Sporting terminou com Celsinho sobre a esqueda quando Vukcevic – entretanto substituído – seria uma opção de utilidade bem mais provável.

AddThis