28.9.07

Futebol no mundo... para além do derbi!

ver comentários...
Roma – Inter Milão (Serie A, Sábado 17h00)
Confronto de líderes na Serie A. Uma das questões mais debatidas em Itália é se a Roma constitui um candidato ao título. É uma formação que tem encantado meio mundo com o seu futebol ofensivo, muito vistoso pelo virtuosismo e mobilidade dos intérpretes. A Roma alinha em 4-4-1-1, com dois laterais ofensivos (Casseti ou Cicinho à direita e Tonetto à esquerda). O motor da equipa está na dupla De Rossi-Aquilani que têm muito trabalho num meio campo de alas ofensivas (Taddei à direita e Mancini à esquerda). Totti é o senhor da equipa, sozinho na frente, para ele não há regras, está à parte e enquanto as suas aparições forem tão breves quanto brilhantes, ninguém se importa. Atrás dele, Perrota aparece desde o espaço entre linhas, com um sentido de oportunidade que o torna temível. Há mais gente de fora, como Giuly ou Vucinic e falaremos mais tarde sobre este adversário do Sporting que, na minha opinião, tem um futebol demasiado utópico para ser visto como um candidato sério a grandes feitos.
Do outro lado estará o poderoso Inter no 4-4-2 clássico de Mancini. Sem grandes alterações em relação a 06/07 e mantendo-se na mesma busca pelos méritos da combinação entre o equilíbrio colectivo e a qualidade individual. Nota para o dominador Ibrahimovic e para um Figo que parece imortal, ano após ano ao mais alto nível. Finalmente uma pergunta: Qual será a margem de manobra de Mancini com Mourinho livre?
Palpite: Empate

Bayer Leverkusen - Bayern Munique (Bundesliga, Sábado 14h30)
É um confronto que opõe os dois primeiros da classificação, separados por 3 pontos ao fim de 7 jornadas. Na realidade esta é uma diferença que se espera poder ser bem maior no final da temporada, tendo em conta o poderio da versão 07/08 do Bayern. Em Leverkusen a formação bávara vai ter um teste à sua projectada supremacia na liga deste ano, encontrando um Leverkusen renovado e que tem sido uma agradável surpresa na prova deste ano. Longe parecem já os tempos em que o Bayer dava cartas entre os melhores da Europa e daquela equipa que chegou à final da Champions sobra apenas a familiaridade dos nomes dos veteranos Schneider e Ramelow. A remodelação tem sido um processo difícil em Leverkusen mas 07/08 parece ter dado novas esperanças com uma recente série impressionante de resultados, vindo de 3 vitórias consecutivas e 2 fora de casa. Na equipa do Bayer destaque para os jovens Gonzalo Castro (lateral que é internacional alemão aos 20 anos), Arturo Vidal (a polivalente promessa chilena de 20 anos), para o experiente Friedrich (defesa internacional de 28 anos) e para os avançados Kiessling (internacional alemão de 23 anos) e Gekas (o grego contratado ao Bochum depois de ter surpreendido ao consagrar-se goleador máximo em 06/07. Tem 27 anos).
Quanto ao Bayern já foi aqui diversas vezes abordado, mas nunca é de mais realçar o poderio ofensivo de uma equipa em que se destaca a criatividade de Ribery e a eficácia da poderosa dupla Klose-Luca Toni (13 golos entre os dois!)
Palpite: Bayern

Galatasaray – Besiktas (Liga Turca, Sábado 18h30)
Confronto explosivo em Istambul, como sempre. De fora fica o campeão e não menos popular Fenerbahce à espera de poder recuperar do seu desastroso inicio de temporada. No Galatasaray a aquisição do ano foi o criativo brasileiro Lincoln, contratado ao Schalke 04, numa equipa que conta com a mistura entre a experiência de nomes como Hakan Sukur ou Hasan Sas com promessas como o jovem Ozcan (com Nuri Sahin a grande promessa turca da actualidade, sendo internacional aos 19 anos). No Besiktas a qualidade vem do misto de jogadores sul-americanos onde se destacam os avançados Higuain (irmão do craque do Real) e Bobo (poderoso goleador brasileiro de 22 anos), bem como os médios Ricardinho, Matias Delgado e, claro está, Rodrigo Tello.
Palpite: Empate

CFR Cluj – Dinamo Bucareste (Liga Romena, Domingo 18h30)
Na Roménia começam a acreditar que é possível! Ao fim de 8 jornadas o Cluj lidera e se a vantagem sobre o segundo não pode ser considerada muito significativa (3 pontos), o facto dos grandes da capital estarem a passar um mau período pode contar muito nesta tentativa do clã português fazer história no futebol Romeno. O Dinamo, dominador na temporada passada leva já 7 pontos de atraso (ainda que com menos 1 jogo) e uma derrota pode significar um forte handicap no que diz respeito à revalidação do título. O sucesso do Dinamo em 06/07 foi conseguido através de um conjunto de jogadores experientes (Danciulescu, Niculescu, Munteanu) que este ano não estão a conseguir reproduzir o mesmo nível competitivo. Nota para os jovens defesas Moti e Pulhac bem como para o grande reforço da época o avançado Zicu (23 anos e ex-aposta do Inter de Milão). No Cluj, já se sabe, Portugueses é o que não falta (Tony, Nuno Claro, Semedo, Amoreirinha, Manuel José, Fredy, Dani, Pedro Oliveira, André Leão e Cadu) e há ainda os conhecidos Canales e Didi.
Palpite: Cluj


AddThis