7.9.07

Destaques do fim de semana

ver comentários...
Itália - França (Qualificação Euro2008 – Sábado, 19h45)
É, sem dúvida o prato forte do fim de semana no que respeita a futebol. Afinal trata-se da reedição da final do campeonato do Mundo. O jogo é de particular responsabilidade, precisamente, para os campeões mundiais que têm a qualificação em risco, sobretudo se não vencerem a França. Com Ucrania (especialmente esta) e Escócia à espreita de um lugar entre os dois primeiros, a França pode praticamente assegurar a sua presença no Euro2008 caso traga pontos desta deslocação, já que, ao contrário da Itália tem um calendário bastante favorável no resta para jogar. Nas equipas, mais problemas para Donadoni que com Materazzi e Luca Toni lesionados contará com a experiência de Inzaghi e Del Piero para ficar com os 3 pontos. Do lado Francês, Domenech – que não poderá sentar-se no banco – tem Vieira em dúvida.
Equipas prováveis:
Itália : Buffon; Oddo, Cannavaro, Barzagli, Zambrotta; Pirlo, De Rossi, Gattuso; Quagliarella, Del Piero, Inzaghi.
França: Landreau; Clerc, Thuram, Abidal, Evra; Toulalan, Makelele, Ribery, Malouda; Gouvou, Henry.
Palpite: Empate

Inglaterra – Israel (Qualificação Euro2008 – Sábado, 17h)
O interesse deste jogo tem sobretudo a ver com a actual situação da Inglaterra, actual quarta classificada no grupo E. Grande parte das hipóteses Inglesas serão jogadas em casa, recebendo a Russia, a Estónia e a Croácia. O actual momento não é o melhor para McClaren depois da embaraçosa derrota frente à Alemanha em Wembley. Para aumentar ainda os níveis de tensão dos exigentes adeptos Ingleses – agora certamente saudosos dos tempos de Eriksson – contam-se as indisponibilidades de Beckham, Lampard, Rooney e Hargreaves, sendo que Gerrard deverá jogar mas condicionado por um lesão num dedo do pé. Assim, na frente jogará, provavelmente, a impensável dupla do início da década do Liverpool formada por Heskey e Owen. Do lado Israelita, tal como confirmou o capitão Benayoun, este é mais do que um jogo importante para a qualificação (ainda em aberto) Israelita, é uma oportunidade para fazer história e os jogadores sentem que a podem aproveitar.
Palpite: Inglaterra

Vasco da Gama – São Paulo (Campeonato Brasileiro - Sábado, 20h)
Um confronto importante no longo Brasileirão. O super candidato e líder São Paulo desloca-se a São Januário para defrontar a melhor equipa a jogar em casa, o Vasco, que sonha com o título e tem neste encontro a sua oportunidade única de encurtar distancias. O São Paulo é conhecido (e muitas vezes criticado) por ser uma equipa essencialmente consistente defensivamente – apenas 1 golo sofrido nos últimos 10 jogos e 7 em 24 jogos de campeonato – actuando com uma defesa muitas vezes a 3 e com um meio campo consistente e trabalhador. Ao contrário da maioria das formações brasileiras não tem uma estrela que determine o seu jogo ofensivo e é mesmo o colectivo que faz a diferença. Alex Silva estará indisponível no tricolor, que terá Rogério Ceni a comandar a equipa. Do lado do Vasco, uma com sistema parecido, mas estilo completamente diferente. Mais voltado para o ataque, o Vasco conta com alguns nomes conhecidos do futebol português, como Ruben Junior, Leandro do Bonfim, Andrade ou mesmo Leandro Amaral (esteve muito próximo de jogar no FC Porto). Na equipa do Rio de Janeiro, destaco a recente revelação, o avançado Alan Kardec de apenas 18 anos.
Palpite: Empate

River Plate – Velez Sarsfield (Campeonato Argentino - Domingo, 20h)
O louco campeonato Apertura tem mais um embate entre 2 candidatos ao título. Na Argentina joga-se hoje um futebol com pouca organização quando comparado com as ligas europeias e, por isso, assistem-se a jogos plenos de golos e ocasiões. Não há uma equipa que se superiorize claramente às demais e isso trás interesse a este apaixonante campeonato. O River de Passarella conta com uma equipa renovada e jovem que tem sentido dificuldades para fazer jus ao seu estatuto – como quase todas as equipas do país, o principal problema reside na consistência defensiva. Marco Rubén, de 20 anos, é o ponta de lança promissor do momento, Ortega o nome consagrado, no meio campo, sobre a esquerda, a estrela é Belluschi e contam-se ainda alguns interessantes talentos como o Chileno Alexis Sanchez (emprestado pela Udinese), Augusto Fernandez ou o Colombiano Falcao Garcia. Do outro lado o Velez do controverso LaVolpe. Actuando, preferencialmente com uma defesa a 5, LaVolpe tenta fazer de um Velez sem muitos argumentos um candidato ao título. As hipóteses serão, no entanto, curtas. Com a saída de Mauro Zarate, Damian Escudero é, sem dúvida, a estrela de uma equipa que conta com o ex-Beira Mar “Toro” Silva.
Palpite: River Plate

AddThis