12.6.14

Antevisão Mundial #30: O meu ranking... e algo mais

ver comentários...
Às portas do Mundial, e como balanço da antevisão que fiz nas últimas semanas, deixo aquele que seria o meu ranking de selecções, antes da prova. Para esclarecer, trata-se de uma classificação que traduz a minha opinião sobre o valor das equipas, e não a probabilidade de vencerem a prova (ou seja, não tive em conta o trajecto que cada equipa terá de realizar até à final). Do mesmo modo, a minha avaliação centrou-se nas equipas que mais provavelmente irão jogar, e não nos 23 seleccionados de cada país.

Relativamente aos favoritos, não discordo da apreciação geral, que tende a identificar 4 selecções como as mais fortes candidatas à vitória, sendo que na minha opinião este tipo de prova e a proximidade de valor entre as equipas faz com que seja praticamente impossível distinguir grandes discrepâncias entre as hipóteses de vitória destas 4 selecções, abrindo paralelamente hipóteses reais a mais um conjunto de selecções, onde incluo Portugal.

Depois, e de uma forma geral, diria que as equipas europeias tendem a ser mais organizadas tacticamente, o que não garante nada numa competição de tão curta duração, mas que na minha opinião acaba por determinar maiores possibilidades de sucesso para estas selecções. Mais concretamente, e comparativamente com aquela que é apreciação geral, vejo com melhores olhos selecções como a Itália, Holanda, Bósnia (como já escrevi, é uma equipa sobre a qual tenho algumas expectativas, por aquilo que mostrou na preparação) e Suíça. Em sentido contrário, penso que selecções como Chile, Croácia, Colômbia, Japão ou Estados Unidos possam estar sobrevalorizadas.

Por fim, queria referir-me ao contexto em que este Mundial se irá realizar. Aquando do anúncio do Brasil como país organizador, confesso que pensei que não poderia haver melhor cenário. Um país enorme, apaixonado pelo futebol, com uma identidade cultural ideal para ser anfitrião de um evento que se pretende que seja também uma festa. Aparentemente, perfeito! No entanto, desde a taça das confederações que existe a ameaça real de que o paraíso se torne num pesadelo para os organizadores. Sobre este tema, que ameaça ultrapassar largamente a importância que o evento em si tem, queria apenas desejar não voltar a ver protagonistas a colocarem-se do lado daqueles que tentam usar o mediatismo do jogo para branquear a discussão de temas bem mais sérios e certamente incovenientes para muita gente. Isso sim, seria o pior que poderia acontecer ao futebol neste Campeonato do Mundo!

Um bom Mundial para todos!

AddThis