19.6.14

A caminho do Maracanã #7

ver comentários...
Austrália - Holanda
O resultado acabou por convergir para a expectativa inicial de vitória holandesa, mas nem por isso este deixa de ser um jogo surpreendente. E, aqui, mesmo desconsiderando o bom jogo frente à Espanha, esperar-se-ia sempre mais dos holandeses, cuja diferença de valor para a equipa australiana é demasiada para que tivesse de passar por este tipo de sobressaltos. Do lado holandês, ficou confirmada a vocação desta equipa para actuar em transição, assim como algumas dificuldades para fazer da sua circulação baixa uma arma de afirmação no jogo. Mesmo frente a uma equipa com poucos recursos como é a Austrália, e mesmo com um modelo que contempla uma elevada presença no inicio de construção (também já havia escrito sobre isto na antevisão, mas mesmo assim foi uma surpresa). A verdade é que a posse, para a Holanda, trouxe sempre mais risco defensivo (devido aos erros e perdas que foi acumulando, e que potenciaram o próprio descontrolo defensivo) do que potencial ofensivo. Em suma, desta Holanda poderemos sobretudo esperar uma grande força no momento de transição, restando perceber até que ponto os desafios que encontrará se encaixarão, ou não, neste perfil. Para já, e apesar do mau jogo frente à Austrália, o saldo é francamente positivo.

Espanha - Chile
Tinha escrito aqui que me parecia perfeitamente possível uma recuperação espanhola, mas a realidade encarregou-se de mostrar o quão desmesuradamente optimista era essa minha expectativa. Sei que por aí não faltarão fatos à medida, a explicar como tudo era, afinal, um destino mais do que anunciado e à vista de todos. A começar pelos pecados do treinador - o mesmo que conduziu a equipa nas 2 vitórias anteriores - e a acabar no novo mito, do efeito maniqueísta da influência de Guardiola na selecção espanhola - como se Guardiola fosse treinador do Barcelona quando esta onda de vitórias começou, em 2008. Para mim, confesso, tudo isto me parece muito estranho e difícil de explicar. Em particular, é-me difícil perceber o volume de erros técnicos numa equipa com tanta qualidade a esse nível, sendo que foi precisamente pela vulnerabilidade em posse que a Espanha começou a definir a sua derrota. Enfim, com ou sem mistério, sai de cena, e de forma absolutamente inesperada, uma das melhores selecções do mundo, sendo que não tenho dúvidas que o continuará a ser no futuro próximo, muito provavelmente ainda com boa parte dos jogadores que fizeram parte deste fiasco. É uma saída que penaliza claramente o nível da competição, mas um Mundial é isto mesmo: é ver quem ganha e não quem é melhor!

Surpreenderia sempre a impotência revelada pelos espanhóis no jogo de ontem, mas para mim surpreende ainda mais tendo esta acontecido frente a uma selecção que é descrita por um dos seus principais jogadores como "tacticamente suicída". E, de facto, é muito isso que o Chile é, ainda que se tenham observado mais cautelas na exposição da sua linha defensiva, relativamente ao que fez noutras ocasiões. No futebol tudo é sempre possível, mas continuo a ver na equipa chilena algum talento (com Alexis à cabeça), é verdade, mas também muitas limitações na sua abordagem táctica, o que não me faz estar optimista quanto à chegada da equipa até às fases terminais da prova. Para já, jogará um interessante 3º jogo frente à Holanda, que definirá quem vai defrontar o Brasil nos oitavos. É uma partida que tenho dificuldade em antever. Por um lado, a transição holandesa tem tudo para provocar estragos, mesmo que Van Persie não possa jogar. Por outro, o pressing impulsivo do Chile poderá produzir frutos, caso a defensiva holandesa mantenha a displicência com bola, revelada frente à Austrália.

Camarões - Croácia
Não vou sugerir a introdução de regras radicais, mas creio que todos teriam ficado a ganhar se simplesmente fosse possível desclassificar os Camarões. Não pela baixa competitividade, até porque haverá equipas bem piores a esse nível, mas antes pelo triste espectáculo que é ver em campo, num Mundial, uma equipa que tem menos de colectivo do que um grupo de miúdos a jogar no intervalo de almoço. Foi tudo mau, desde a expulsão à disposição táctica 'kamikaze' da equipa, na segunda parte, mas nada ultrapassa a tentativa de agressão entre dois jogadores da mesma equipa que, suspeito, deverá ter sido uma estreia em fases finais de campeonatos do mundo. É uma péssima imagem para os jogadores, para a competição, e para o próprio país, que já tem problemas (e a sério!) de sobra para ainda ter de levar com este espectáculo dos seus mais mediáticos representantes.

Quanto à Croácia, mesmo com a goleada vou ter de continuar a ser crítico. Mais uma vez, um bloco muito expectante, e uma valorização muito pobre da posse de bola (aliás, é notável, porque foi preciso os Camarões ficarem com 10 para que a selecção de Rakitic e Modric ficasse com uma % de tempo de posse de bola superior ao seu adversário!). Não vou dizer que este será o pior modelo do Mundial, mas parece-me ser aquele que mais se afasta das virtudes das individualidades que tem ao seu dispor. Se mantiver a abordagem frente ao México, vai seguramente passar a maior parte do tempo a ver o seu adversário jogar, sendo que esta nem sequer é uma equipa especialmente talhada para o momento de transição. Restar-lhe-á, portanto, o talento individual e os pormenores...

AddThis