7.7.09

Lisandro no Lyon: Mais um desafio para Jesualdo

ver comentários...
Era uma saída praticamente anunciada. Lisandro queria sair e estava a um ano de findar o seu vínculo contratual, pelo que este era o timing que fazia sentido para esta venda. O cenário da saída de Lisandro era, por isso, previsível e se é verdade que o jogador seria sempre uma perda muito relevante para a equipa portista, parece-me que a sua perda se torna ainda mais alarmante depois da saída de Lucho. Ainda assim, esta é uma operação que deverá obviamente ser analisada em 2 partes.


Mais um grande negócio!
Volto a repetir que já nada me surpreende nos negócios portista. Tinha-o referido antes do mercado se agitar e agora essas ideias confirmam-se. A verdade é que este é mais um incrível negócio para o Porto. Um jogador de 26 anos a um ano de findar o seu contrato, sinceramente, não estou a ver muitos casos em que se conseguisse 24 milhões. Basta pensar que o Lyon acabou de vender Benzema, com menos idade e muito mais mercado, por apenas mais 9 milhões. O Porto consegue, por isso, sair da melhor maneira possível de uma situação incómoda em termos de mercado, não deixando que isso afectasse minimamente a rentabilidade do negócio.

Desafio para Jesualdo
Dos milhões encaixados, estou certo, uma parte significativa (parece-me que poderá ir até metade) serão para reinvestir. Não sei quem será o eleito, mas seguramente não será fácil de substituir Lisandro. Não o será porque o argentino era talvez o jogador que melhor servisse o modelo de Jesualdo. Porque tinha a inteligência para jogar em espaços mais fechados e a potência para jogar no espaço. Porque podia jogar aberto ou como elemento mais central do ataque. Porque era capaz de finalizar de quase qualquer posição, fosse dentro ou fora da área. Porque, talvez mais do que tudo, era um jogador que, sendo avançado, tinha uma fantástica capacidade para interpretar o pressing, uma das principais armas do modelo.

Tudo isto se torna mais relevante se juntarmos a esta baixa a perda também de Lucho. Um jogador que, como Lisandro, era mais do que uma grande individualidade, um elemento fundamental em termos colectivos. Ao nível destes 2, em termos de qualidade de interpretação colectiva do modelo, apenas vejo Raúl Meireles, sendo que jogadores com peso ofensivo como Rodriguez e sobretudo Hulk, sendo unidades de grande qualidade, não têm o mesmo peso em termos colectivos.

Sobra, por tudo isto, daqui mais um relevante desafio para Jesualdo Ferreira. Integrar 2 elementos de peso no modelo terá previsivelmente de passar por algum tempo de adaptação colectiva e da duração desse tempo poderá depender, e muito, o sucesso portista em 09/10. Não vale a pena especular muito numa fase ainda muito precoce desse processo, mas não posso deixar de notar, também, o peso que Lisandro e Lucho tinham nos jogos Europeus. Este pode ser, aliás, o maior dos riscos no inicio de época.



Ler tudo»

AddThis