5.12.10

Vitória do Sporting e Fluminense campeão (breves)

ver comentários...
- Parece-me interessante ver este jogo tendo como foco a situação de ambos os treinadores. Paulo Sérgio, ganhando, ficou com um pouco mais de folga. A expectativa real, parece-me, exige-lhe apenas a posição que atingiu com a obtenção dos 3 pontos. Enquanto mantiver o Sporting na "pole position" para o 3ºlugar e dentro das outras competições, o treinador não deverá ver o seu posto ser muito contestado. Isto até final da época, porque 11/12 será outra história. As coisas, a este respeito, estão mais aliviadas, mas a dupla deslocação a Setúbal terá igualmente um peso importante. Especialmente a primeira, que é a eliminar.

- Litos, que começou a perder este jogo na segunda parte do jogo de 2 dias que teve com o Leiria, pode ter ficado em piores lençóis. O Portimonense precisa de algo que produza um efeito psicologicamente positivo para poder, sequer, sonhar com a manutenção. Aliás, a vulnerabilidade desta equipa explica boa parte da facilidade que o Sporting teve para resolver, de repente, um jogo que acabara de se complicar. Litos agarra-se ao "Pai Natal", que é como quem diz a um regresso a Portimão e a 1 ou 2 reforços que possam dar nova energia à equipa. Para mim, a única via passa por interromper imediatamente o momento actual, e depositar esperanças nessa renovação emocional. Isto é, trocar de treinador. É um tema que conto abordar num futuro próximo: não tem a ver com competências técnicas ou tácticas, mas com a complexidade do futebol.

- Entretanto, no Brasil, terminou aquele que já apelidei de "melhor campeonato do Mundo". Uma ideia que mantenho. Há um ano o "time de guerreiros" do Fluminense, comandado por Cuca sobrevivia à despromoção na última jornada. Hoje, muitos desses jogadores festejaram o título, batendo Cuca, que terminou a época levando o Cruzeiro ao segundo lugar. É apenas uma das ironias do passado recente de um competição marcada pela supremacia da emoção sobre a razão. Ainda no âmbito dos cânticos mais popularizados no Brasil, "O campeão voltou!" é uma moda recente. Pena que Muricy Ramalho não tenha a sua própria torcida, porque ele é, nos tempos que correm, o maior "campeão" do futebol brasileiro...

AddThis