4.4.14

AZ - Benfica: Estatística e opinião

ver comentários...

Não foi nada que fugisse às expectativas, mas ainda assim o Benfica realizou um bom jogo na Holanda, onde à margem dos primeiros minutos conseguiu exerceu um domínio quase completo. Não teve um grande ascendente ou uma grande proximidade com o golo, é verdade, mas foi o suficiente para que ficasse justificado em campo o favoritismo que à partida se atribuía à equipa de Jesus no lançamento da eliminatória.

O AZ apresentou alguns sinais interessantes, apresentando um futebol sempre apoiado e com boas movimentações ofensivas, que nos primeiros minutos causaram alguns problemas ao Benfica. O problema, num perfil que é um espelho fiel daquilo que é o futebol holandês, esteve sobretudo no comportamento defensivo. A equipa de Advocaat optou por não ser muito agressiva na primeira linha do seu pressing e não se expôs também muito à exposição do espaço nas costas da sua linha defensiva, mas acabou por revelar muitas fragilidades no comportamento da linha média, facilmente atraída pela circulação exterior, e abrindo espaços dentro do bloco defensivo. A consequência foi que o Benfica conseguiu, quase sempre, ter bola sem grandes problemas, com muito poucos erros a serem potenciados pelo AZ. A isto juntou-se um ajuste progressivamente mais adequado do pressing encarnado sobre a fase de construção holandesa, que passou rapidamente a acusar alguma falta de ideias para contornar uma pressão que passara a ser mais alta. Acrescentando o acréscimo de qualidade individual, fica explicado o tal domínio encarnado que caracterizou a partida.

Do ponto de vista individual, e para não passar por todos, evidenciaria os centrais, Garay e Luisão, que voltaram a fazer uma boa exibição, e os extremos, Salvio e Gaitan, que oferecem a esta equipa uma grande qualidade, patente não apenas na sua veia criativa, mas na forma extremamente competente como interpretam todos os momentos do jogo. Neste particular, de sublinhar a exibição de Salvio que, como já escrevi, tenho como um dos jogadores de maior rendimento do futebol português, e que conseguiu uma exibição, não exuberante (até porque não é esse o seu estilo), mas extremamente completa e objectiva. Depois, por outros motivos, referenciar: Artur, que voltou a estar bem, embora com um erro na parte final; André Gomes, que cometeu poucos erros, é certo, mas também revelou muito pouco, e em todos os momentos tácticos, para que se possa imaginar que a sua afirmação a este nível possa estar para breve; André Almeida, que entrou bastante bem e que a confirmar-se a lesão de Amorim e Fejsa poderá ter neste período final da época, uma oportunidade de ouro para se relançar nas contas do treinador, o que até agora parecia muito improvável. 

Com esta vitória, o Benfica fica muito perto de nova meia-final europeia e do sonho que no ano passado deixou escapar entre os dedos. Com o título cada vez mais perto, os jogos a meio da semana poderão rapidamente a assumir o estatuto prioritário na gestão de Jesus.


Não me foi possível ainda analisar o Porto-Sevilha, mas fá-lo-ei nos próximos dias, sendo porém incerto que publique alguma coisa sobre o jogo.

AddThis