29.1.14

Fredy Montero e a relação com o golo

ver comentários...
Começou por ser a grande figura do campeonato, pela facilidade com que ia marcando jogo após jogo. Recentemente, porém, tem sentido mais dificuldades em encontrar-se com o destino do golo, acumulando já 476 minutos sem marcar (em todas as provas).

Tenho escrito bastante sobre os avançados e a forma como a sua relação com o golo é, na minha visão, avaliada com demasiada focalização em ocorrências de curto-prazo, ignorando-se por outro lado alguns indicadores mais sólidos e que oferecem uma estimativa mais realista sobre o que devemos esperar do futuro. Sobre o próprio Fredy Montero, aliás, havia aqui alertado para o peso da sua elevada eficiência (golo/ocasião) no inicio da temporada, não sendo projectável que essa performance se pudesse manter ao longo do tempo. Sem surpresa, a eficiência baixou até um registo relativamente normal e Montero deixou de marcar com tanta frequência.

Quer isto dizer que o que vimos de Montero no inicio de época foi apenas um acidente e que, afinal, do colombiano não se devem esperar muitos mais golos? Sem fazer deste um exercício de futurologia, mas antes uma projecção realista em face daquilo que a sua performance evidenciou até ao momento, a resposta é: não! Ou seja, tal como não seria de esperar que a sua veia goleadora mantivesse o fulgor do inicio de época, também agora o mais provável que, mais jogo menos jogo, Montero volte a marcar. Aliás, ao seu período de "seca", deve notar-se, corresponde uma série de jogos em que a própria equipa sentiu dificuldades em se aproximar do golo, pelo que este contexto não deve ser ignorado.

É claro que esta perspectiva mais moderada não é aquela que vigora, e se da parte dos adeptos é natural que existam exageros nas expectativas geradas, a verdade é que a falta de golos parece ter já passado para o próprio Montero, que vem revelando alguma ansiedade nas suas decisões em jogos mais recentes, nomeadamente forçando finalizações em contextos pouco favoráveis. Esse é, a meu ver, o grande risco deste tipo de volatilidade em torno da apreciação dos avançados e da sua relação com o golo, transmitindo-se injustificadamente uma ansiedade que afecta depois negativamente o desempenho dos jogadores noutros capítulos do seu jogo.

Para terminar, deixo a minha a minha projecção: considerando o desempenho que manteve até agora e caso mantenha os mesmos tempos de utilização, diria que será razoável esperar de Montero mais 6-8 golos (sem penáltis) até ao final da temporada.


AddThis