21.10.13

Jackson (Porto), o mais claro caso de "dependência"

ver comentários...


O objectivo é perceber o nível de influência dos mais importantes protagonistas em cada uma das equipas da Liga, considerando dois eixos de análise: participação directa nos golos da equipa (assistências e golos, excluindo aqueles que foram marcados de penálti) e ocasiões de golo.

Olhando para os dados apresentados, há 3 jogadores que sobressaem no nível de influência que conseguiram na produção ofensiva das respectivas equipas: Jackson (Porto), Derley (Marítimo) e Cardozo (Setúbal). Quer ao nível da participação directa nos golos, quer nas ocasiões de golo, estas 3 individualidades conseguem uma presença em mais de metade da produção colectiva. Aqui, Jackson consegue um destaque ainda maior, ultrapassando os 60% de influência, em qualquer das perspectivas de análise.
É curioso que o caso provavelmente mais mediatizado, Montero no Sporting, não apareça especialmente destacado nestas tabelas, o que em parte se explica pela sua participação quase exclusiva em acções de finalização. Já no Benfica surge outro caso interessante,  Lima, cuja percepção do rendimento tem sido subestimada devido aos golos perdidos, mas que mantém mesmo assim um nível de influência relevante na produção ofensiva da equipa. Nota, finalmente, para alguns casos que aparecem com grande influência ao nível da participação directa nos golos da equipa, mas que não justificam grande relevância devido ao baixo número de golos conseguido pelas respectivas equipas. Neste aspecto e nesta fase do campeonato, a análise centrada nas ocasiões de golo apresenta resultados mais sólidos, de equipa para equipa.

Sobre a "dependência", que é muitas vezes vista como algo negativo, não tenho pessoalmente uma visão tão negativa sobre o tema. Ou seja, é normal que grandes jogadores sejam responsáveis por alavancar a qualidade das respectivas equipas, caso contrário não seriam grandes jogadores. De uma forma geral, só não está "dependente" de um ou dois jogadores quem não tem mais valias individuais capazes de fazer essa diferença. E, esse sim, parece-me um problema sério!

AddThis