29.6.11

Reforços 2011/12: Nolito (Benfica) (Parte I)

ver comentários...
Perfil evolutivo- O ponto mais importante a realçar vai para o facto de Nolito ser, de raiz, um avançado. Foi contratado há 3 anos pelo Barcelona, jogando como extremo. É, portanto, a outro nível, um caso semelhante a David Villa, na equipa principal. Este dado é importante para contextualizar o papel futuro de Nolito. De resto, claramente a sua possibilidade de afirmação em Camp Nou ficou esgotada com o passar do tempo, e o Benfica será a sua primeira oportunidade pós-Barça.

Perfil táctico/técnico - A dificuldade sobre a projecção que se pode fazer sobre Nolito, vem da especificidade do seu papel no Barcelona B. Nolito jogou sempre "amarrado" ao corredor esquerdo, tendo como principal objectivo poder potenciar as situações de 1x1 que o colectivo lhe proporcionava. O seu movimento característico, e repetido inúmeras vezes, passou por receber aberto e no pé, mas na sequência de uma circulação larga, rápida e lateral, que expusesse o defensor do seu lado. Depois, Nolito partia decididamente "para cima" do opositor, forçando o 1x1, sempre com o seu pé direito, e sempre na direcção do corredor central. Em situações de inferioridade numérica, a sua opção foi sempre pelo privilégio da manutenção da posse, completando o rigoroso cumprimento de um perfil especifico que lhe estava destinado.


Como características, Nolito tem no 1x1 e na qualidade do seu pé direito, sobretudo na recepção e condução, as mais valias. Depois, em termos de definição de outras acções, fica claro que não se sente confortável em cruzamentos mais largos e que tem grande dificuldade em recorrer ao seu pé esquerdo. O critério foi muito bem trabalhado e percebido, para as exigências da equipa, mas ficou por testar a sua aplicabilidade em zonas mais baixas ou centrais, como naturalmente encontrará no Benfica.

Futuro no Benfica - Pelo perfil revelado, o mais provável é que Nolito venha a lutar por um lugar entre os avançados, particularmente como alternativa a Saviola. É possível que venha a ser testado como ala, mas parece ter de haver um caminho mais longo a percorrer para que essa adaptação corra pelo melhor.

Ou seja, e pensando na hipótese de jogar como avançado, Nolito poderá não ter tarefa fácil. O seu critério parece estar bem trabalhado, mas a sua capacidade de movimentos sem bola numa zona mais ampla, bem como a sua capacidade de resposta em zonas centrais, está longe de ter sido testada no papel especifico que desempenhava em Barcelona. A sua possibilidade de sucesso dependerá da resposta que for capaz de dar nesses aspectos, mas também da própria concorrência. É que se Saviola estiver em bom plano, dificilmente Nolito poderá ter grandes possibilidades de assumir um papel principal, no futuro mais imediato...

Ler tudo»

AddThis