22.10.10

Os jogadores que valem golos

ver comentários...
Os dados dizem respeito apenas ao campeonato e apenas consideram jogadores com mais de 300 minutos. A ordem é discutível e depende um pouco do peso que se dá a cada indicador. No que respeita aos golos e assistências a leitura é óbvia, mas é importante também ter em conta os desequilíbrios, já que são essas situações que dão origem aos golos. Para se ter uma ideia, aproximadamente a cada 3 desequilíbrios corresponde 1 golo (havendo naturalmente oscilações de eficácia, jogador-a-jogador e equipa-a-equipa).

Não surpreende a importância de Hulk, mas talvez seja menos esperado que seja Saviola o jogador com mais desequilíbrios por jogo. Já no Sporting, Liedson - apesar do mau arranque - é ainda assim o jogador com mais influencia decisiva, enquanto que Vukcevic foi aquele que mais aproximou a equipa do golo nos jogos que participou.

Entre os ausentes, nota para a modesta prestação de Falcao, no Porto, de Aimar no Benfica e Valdes no Sporting. Jogadores de quem, pela sua posição e influência, se esperaria uma contribuição maior.

Finalmente, e para que haja uma referência colectiva, referir o número de desequilíbrios e golos por jogo, de cada equipa.

Porto: 4,7 desequilíbrios, 2,0 golos
Benfica: 4,9 desequilíbrios, 1,3 golos
Sporting: 3,7 desequilíbrios, 0,9 golos

AddThis