24.10.10

Braga e o duelo de Vitórias (Breves)

ver comentários...
- Há algum tempo alertei aqui para a invulgar carreira de Domingos a jogar em casa. Pois bem, a caminhada continua, mas conheceu no seu último episódio uma prova de fogo. Porquê? Porque a equipa estava - e está - numa fase de recuperação dos índices de confiança, francamente abalados por 3 derrotas contra adversários bem mais poderosos. Depois, porque do outro lado estava uma das equipas em melhor fase na Liga, muito confiante na interpretação da sua proposta. Gostaria de saber o que disse, e como disse, Domingos ao intervalo. A verdade é que a equipa entrou para fazer o que tinha a fazer. Dentro do seu plano e da sua proposta, e não na base de correrias e desespero. O resultado chegou em 15 minutos...

- É muito por aqui que se distinguem aqueles que ganham mais vezes. Porque são capazes de ter maior lucidez e competência nos momentos de maior intensidade emocional, porque não perdem o "mapa" e continuam a confiar na sua proposta. É por isso que Domingos perdeu tão poucas vezes em casa. É por isso que o Braga fez o campeonato que fez no ano anterior. É por isso que este ano volta a ser um candidato muito sério ao pódio. E é por isso, finalmente, que depois de Domingos muito dificilmente o nível do Braga se poderá manter na fasquia actual.

- Um pouco antes, muito curioso o duelo entre Vitórias. Depois de Coimbra, Setúbal. Machado provou de novo o seu próprio veneno, apanhado no espaço e nos momentos de transição ataque-defesa. Com grande eficácia, é verdade, o Setúbal deu 2 golpes que se provaram fatais no jogo. Não há nada a dizer da atitude por trás da reacção do Guimarães, mas há que notar a forma como escolheu atacar. Tendo uma equipa obviamente superior à do seu adversário, o Guimarães escolheu o "bombardeamento", com jogadas pouco trabalhadas, cruzamentos largos e muita gente alta na área. A pergunta que faço é: será que esta é uma filosofia capaz de vingar num clube de maior dimensão? Finalmente, um elogio a Manuel Fernandes. As suas equipas têm tido uma atitude fortíssima e uma óptima lucidez sobre quais devem ser a sua proposta jogo-a-jogo.

AddThis