11.10.06

Gonzalo "Pipita" Higuaín - ser ou não ser como Trezeguet?

ver comentários...
Nome: Gonzalo “Pipita” Higuaín
Nacionalidade: Argentina/Francesa
Data de Nascimento: 10/12/1987 (18 anos)
Clube Actual: River Plate



Se há duelos que suscitam curiosidade do ponto de vista da intensidade emocional que os envolve, um deles é certamente o “el Superclásico” de Buenos Aires. Seja no “Monumental”, seja na “Bombonera”, o ambiente é sempre de uma fervorosidade imensa, ao ponto de quase nos contagiar apesar das poucas imagens a que, invariavelmente, somos limitados. Neste Domingo coube ao River fazer as vezes de anfitrião da festa. A formação de Passarella não se fez rogada e, em casa, venceu por 3-1.

A história recordará o encontro, no entanto, não pelo resultado mas por um nome: Gonzalo “Pipita” Higuaín, foi este o nome que levou os excêntricos comentadores “gauchos” à rouquidão. Um “taconazo” e uma “gambeta” foram suficientes para que o jovem de 18 anos decidisse a partida, apontando assim 2 dos 3 golos que o River conseguiu nessa tarde. Nestas coisas dos talentos, há sempre lugar às inevitáveis comparações... no caso de Higuaín, torna-se ainda mais óbvio.

Nascido na cidade francesa de Brest, onde o seu pai, Jorge, actuava como defesa do clube local, Gonzalo apenas regressou à Argentina aos 10 anos, adquirindo assim uma nacionalidade dupla e da qual nunca se desfez. O “pibe” surpreendeu ao recusar representar os escalões jovens da selecção “alviceleste”, justificando não estar preparado para abdicar da nacionalidade gaulesa. Perante o eminente desabrochar do talento, não tardaram os ecos vindos de França, visando a colagem ao sucesso do caso de David Trezeguet. Os Argentinos, esses, nem querem ouvir falar dessa hipótese e parecem determinados a dar outro destino a “Pipita” que, acedendo às crescentes pressões, já admitiu estar emocionalmente muito mais próximo da pátria gaucha, uma vez que nem sequer fala francês...

Como jogador, Higuaín actuava originariamente nas costas dos avançados. No entanto, a sua revelação no futebol sénior tem sido como avançado – tendo já ele próprio admitido ser essa a sua preferência. Alto, rápido e com um drible de “gambeta” larga, tem sido apelidado de “Káká das Pampas”, numa alusão às semelhanças fisionómicas com o craque do Milan. Entretanto, o futuro de Higuaín tem sido bastante especulado, sobretudo depois do MSI ter comprado 50% do seu passe: Milan, Inter e Inglaterra foram os destinos mais vezes apontados para o futuro próximo de um jogador que se diz “Contente” por permanecer próximo das margens do Rio da Prata.

AddThis