27.10.06

Dinamo de Bucareste - Máquina de Vencer

ver comentários...

Quando se olha para a classificação de final de Setembro do Ranking “jogo directo” de Clubes Europeus a grande surpresa surge na equipa que ocupa o 2º Lugar dessa tabela, o Dinamo de Bucareste. Como é explicado nesse post, a pontuação das equipas do país dos Cárpatos está inflacionada pelo facto do seu campeonato ir já bastante adiantado – nesta altura leva já 12 jornadas disputadas. Acontece porém que esse é um aspecto que só ajuda a dimensionar o feito do Dinamo: em 12 jogos, 12 vitórias!

Se é certo que a competitividade do campeonato Romeno pode apenas atenuar a enfatização do sucedido (ainda que este país esteja apenas a uma questão de meses de, inevitavelmente, ultrapassar Portugal no ranking da UEFA), não deixa de ser inédito o feito aqui assinalado. Nem o dominador Olympique de Lyon, nem o super-favorito Celtic, nem mesmo a descontextualizada Juventus se podem orgulhar de um currículo perfeito nas respectivas ligas. A título de curiosidade, é preciso recuar até à última das divisões nacionais para, em Portugal, encontrar uma formação com o mesmo orgulho: o o Caldas na III divisão série D (apenas com 6 jogos disputados). Ainda no âmbito das curiosidades, recorde-se a entrada fulgurante do Sporting em 90/91 quando, sob o comando de Marinho Peres, conseguiu atingir 11 vitórias nas primeiras 11 jornadas do campeonato.

A questão que se coloca é, afinal, quem é este Dinamo de Bucareste? Ora bem, a resposta pode não ser tão entusiasmante como se poderia pensar... Orientada por Mircea Rednic – um ex-defesa do Standard de Liege que actuou no Italia 90 – esta formação conta essencialmente com a experiência de alguns nomes consagrados do futebol Romeno dos anos 90:
Vio Ganea - ponta de lança ex-Estugarda de 33 anos e melhor marcador da equipa
Claudiu Niculescu – avançado de 30 anos, especialista em livres
Catalin Munteanu – médio criativo de 27 anos, ex-Español de Barcelona e em tempos considerado a grande promessa do futebol Romeno
Denis Serban – médio criativo de 30 anos, ex-Valencia

O conjunto do Dinamo conta ainda com a presença de alguns nomes mais jovens que poderão ser os principais beneficiados caso esta aventura tenha seguimento:

Zé Kalanga – extremo Angola de 22 anos, bem nosso conhecido
Cristian Pulhac – defesa lateral de 22 anos com 1 internacionalização
Cosmin Moti – central de 22 anos que esteve quase a dar o salto no defeso
Stefan Radu – actualmente a grande promessa do clube. Tem apenas 20 anos e, não sendo muito alto (1,78m) faz as posições de defesa central ou lateral esquerdo. É apontado como o “novo Chivu”

O Dinamo de Bucareste está também presente na taça UEFA (onde já realizou 6 jogos, tendo vencido 5 e empatado apenas 1 com o Beitar de Jerusalem), integrando o grupo B juntamente com o Tottenham, Bayer Leverkusen, Club Brugge e Besiktas. Em termos de momentos altos, o destaque vai inteirinho para as vitórias nos dérbies da capital da Roménia – com o Rapid (3-1) e com o Steaua (1-0, com um golo já nos descontos a bater o Português Carlos). Neste particular, fica aqui um video da vitória frente ao Steaua (que é agora 2º na liga, já a 12 pontos de distância), juntando-se-lhe um outro já mais antigo e que recorda a vitória (0-1) no estádio da Luz na primeira eliminatória da Taça UEFA de 99/00 – o Benfica viraria depois a eliminatória com o (0-2) de Bucareste...



AddThis