3.10.10

O golo do Nacional e o método defensivo nas bolas paradas

ver comentários...
Regresso ao golo do Nacional em Alvalade. Não por causa de Nuno André Coelho em específico - há coisas que me parecem claras, mas cada um vê o que quer - mas por um problema que o método defensivo escolhido pelo Sporting evidencia e que acaba por ser - isso sim! - decisivo no lance.

Como é fácil ver, não há qualquer displicência individual de NAC no lance. O que acontece é que, fazendo um acompanhamento individual de um jogador, ele acaba por se encontrar numa posição muito desfavorável para a recuperação. No momento em que Patrício alivia (para bem longe, diga-se), NAC está, não só muito atrasado, como é apanhado em movimento contrário àquele que terá de fazer para sair da área. Isto atrasa substancialmente a sua missão e, mesmo se não hesitou no adiantamento, o "handicap" inicial prejudicou-o decisivamente no lance.

O ponto é o seguinte. Num sistema zonal de marcações, este problema nunca aconteceria porque o jogador estaria com os olhos na bola e nunca tem de fazer movimentos de recuo, virando-se na direcção da sua própria baliza. Ou seja, o que o lance evidencia não é qualquer erro individual, mas uma limitação de um método defensivo - marcações H x H. Para uma equipa que opta por este método, aconselha-se alguma prudência na definição da zona para onde os jogadores devem sair, porque não é certo que todos possam partir de iguais circunstâncias. E essa prudência, mais uma vez, o Sporting não teve...

AddThis