24.8.07

Mágico Gonzalez

ver comentários...
Não dá (ainda) para viajar no tempo, mas a Internet tem este poder de nos fazer, pelo menos, recuperar alguns pormenores do melhor que perdemos no passado. Este vídeo encontrei-o no famoso blogue espanhol “Diarios de Futbol” e traz imagens de um impressionante jogador do Cádiz, conhecido por Mágico Gonzalez.

Naturalmente tive que investigar quem fora este talento do futebol e resultado não podia ser mais fiel à magia e irreverência das suas jogadas. Jorge Alberto González Barillas é o nome do avançado de El Salvador que foi o maior ídolo do Cádiz e o melhor de todos os tempos no seu país. Gonzalez começou a jogar a meio da década de 70 mas foi nos anos 80 que o seu nome ganhou maior projecção. Primeiro chamou a atenção da Europa (sobretudo dos espanhóis) quando conseguiu qualificar o seu modesto país para o Mundial de 82. Este feito levou-o ao Cádiz onde haveria de marcar para sempre os adeptos daquele clube. A fama de Mágico Gonzalez dividia-se entre as suas habilidades nas 4 linhas e as polémicas saídas nocturnas – Era um boémio incontrolável, tendo sido perseguido por vários treinadores nas suas escapadelas nocturnas, e preterido por outros, que não admitiam tal comportamento. Em 1984, aquando de uma digressão conjunta entre Cádiz e Barcelona, Maradona afirmou-se espantado com o talento de Jorge Gonzalez, afirmando ser o “único mágico que conhecia”.
As aventuras fora do campo, porém, impediram que tivesse sucesso noutro clube que não o Cádiz. Muitos clubes decidiram não arriscar a contratação do boémio talento e na única experiência espanhola para além do Cádiz, no Valladolid, Gonzalez deu-se mal, regressando depressa ao modesto Cádiz. No seu país é idolatrado pelos 40 golos em 48 internacionalizações e tem um estádio com o seu nome. Não está mal, mas para quem vê as imagens, fica a ideia de que podia ter feito muito mais!

AddThis