19.3.15

Liga 14/15: Probabilidades para a classificação final

ver comentários...
 
A 9 jornadas do final, deixo aqui mais uma projecção das probabilidades relativamente à classificação final do campeonato. Apesar de cada equipa ainda ter ao seu dispor 27 pontos, e de acordo com esta análise, grande parte das decisões do campeonato parecem já bastante condicionadas e o mais provável é que tenhamos poucas alterações de maior até ao final da prova. Ora, isto não quer dizer que o campeonato venha a perder interesse mediático nesta recta final, até porque como bem sabemos a emotividade da crença dos adeptos sobrepõe-se invariavelmente à racionalidade de análises como a que estou a partilhar. Aqui ficam algumas notas sobre cada um dos "pontos quentes" da tabela... 

Título: A vantagem com que o Benfica entra para esta recta final do campeonato afigura-se, sem surpresa, como bastante difícil de anular por parte do Porto. Não impossível, obviamente, mas difícil. Note-se que a análise apresentada pressupõe que os dois rivais têm uma valia desportiva idêntica, o que é naturalmente discutível. Referência ainda para o elevado número de pontos destas duas equipas, sendo possível que se bata o recorde pontual do campeonato português (naturalmente, a comparação é apenas relevante para os campeonatos com 3 pontos por vitória e com 18 equipas).
Champions: Se a luta pelo campeonato tem um favorito claro, para que o destino dos lugares que dão acesso à Champions League do próximo ano se alterem será preciso pouco menos do que um milagre. O destino do Sporting parece ser irremediavelmente o terceiro posto, sendo de notar que a equipa de Marco Silva poderá ainda atingir a marca pontual da última equipa equipa do Sporting a sagrar-se campeã, em 2001/02, algo que na minha leitura diz bem do pronunciado desequilíbrio da liga portuguesa. No mesmo sentido, também ao Braga parece destinado ao quarto posto da tabela, sendo muito difícil que esse destino possa ser alterado no que resta jogar do campeonato.

Europa: Esta parece ser a corrida mais aberta nesta fase do campeonato, tanto mais que se adivinha a possibilidade do sexto posto dar também acesso europeu. Mesmo com a quebra de rendimento recente, o Vitória de Guimarães é a equipa claramente mais bem colocada para garantir o quinto posto, no entanto, e ao contrário do que se passa nas disputas mais acima da tabela, essa vantagem não é suficiente para que se atribua um grande favoritismo à equipa de Rui Vitória. No que respeita às restantes equipas, o Paços é aquela que mais condições terá para ameaçar o quinto lugar, ou mesmo garantir um eventual acesso europeu através do sexto posto, não só pelos pontos que já conquistou, mas também por ter um calendário à partida mais favorável do que, por exemplo, o Beleneneses. A luta europeia parece, portanto, bastante em aberto, sobretudo se se confirmar a possibilidade do sexto posto também dar acesso à Liga Europa.

Descida: A questão não está, de forma nenhuma, fechada, mas é claro quem tem o cenário mais complicado pela frente. O Penafiel tem a missão mais espinhosa, sendo a sua salvação um cenário bastante improvável nesta altura. Para o outro lugar de descida, os principais candidatos são o Gil Vicente e o Arouca, sendo que a equipa de Pedro Emanuel tem a seu favor não só a ténue vantagem pontual de que nesta altura usufrui, mas também um calendário à partida mais favorável, o que torna significativamente mais complicada a tarefa da equipa de Barcelos. Entre os restantes candidatos ao destino mais indesejado da Liga, o Setúbal será aquela sobre a qual paira a maior ameaça, ainda que as suas perspectivas de sobrevivência sejam claramente favoráveis. 

AddThis