7.4.14

O melhor da Liga 13/14? (5 candidatos)

ver comentários...
Jackson - Pode ter sido um Porto muito distante do rendimento dos últimos anos, mas certamente que não foi por causa do seu avançado que tal sucedeu. Por entre a tempestade dos resultados colectivos, Jackson manteve-se - com grande distância - como o jogador com maior participação directa em ocasiões de golo no campeonato, marcando 17 dos 40 golos que a equipa conseguiu sem recurso à marca dos 11 metros. É fácil de perceber este protagonismo decisivo do avançado colombiano, sendo um jogador muito forte em praticamente todas as situações de jogo, tanto ao nível das combinações pelo corredor central, como na resposta a cruzamentos, onde foi inclusivamente uma figura também ao nível das bolas paradas.

Rodrigo - Demorou algum tempo a conseguir espaço na equipa titular, tendo sido penalizado por alguma infelicidade no capítulo da finalização, nas primeiras aparições que teve. Por outro lado, pouca gente acreditava em Rodrigo num papel mais móvel. A verdade é que o avançado espanhol acabou mesmo por confirmar a ideia que deixei aqui há uns meses, provando a todos a sua enorme utilidade nessa função, e superando mesmo as melhores expectativas ao tornar-se na unidade com maior presença em ocasiões e golos da equipa. Aliás, se em termos absolutos Jackson é líder sem discussão, quando consideramos o tempo de utilização, Rodrigo rivaliza com o colombiano tanto ao nível de ocasiões, como na participação directa em golos, num registo fantástico e que diz bem da preponderância do jogador no sucesso colectivo que da sua equipa.

Gaitan - Não pode rivalizar com Jackson e Rodrigo no que respeita à participação directa em golos, mas Gaitan não actua em zonas tão próximas da baliza e pode argumentar-se que teve também um desempenho muito bom para um jogador a quem se pede outra envolvência em todas as fases do jogo. Gaitan será o jogador com maior capacidade criativa no campeonato, o que se reflecte sobretudo no elevado número de ocasiões criadas, mas a sua importância só pode realmente ser percebida quando se considera a sua prestação em todos os momentos tácticos do jogo. Aqui, saliência para o papel defensivo, onde consegue emprestar à equipa muito boa intensidade e disciplina táctica.

William - Sem dúvida a revelação do campeonato, sendo a figura central da boa campanha que o Sporting está a fazer na prova. Em especial evidência, a capacidade extraordinária para ter bola e fazer a equipa sair de forma útil das zonas de pressão criadas pelos adversários. No plano defensivo, não terá tido um desempenho tão extraordinário (considerando, aqui, que a sua função já pressupõe que seja um protagonista nesse capítulo), mas também aí fez um campeonato em crescendo, o que é um bom sinal para o futuro. Como complemento, foi ainda um jogador com boa presença na zona decisiva, conseguindo um número considerável de golos.

Garay - Será praticamente impossível fazer uma comparação directa entre todos estes jogadores, dadas as diferenças entre as funções de cada um, mas parece-me incontornável o carácter excepcional do campeonato que Garay está a realizar. Com Luisão, forma uma dupla fortíssima que contabilizou muito poucos erros e que contribuiu decisivamente para o facto de o Benfica ser a equipa do campeonato com menos golos sofridos e menos ocasiões consentidas. Na construção, assume também ele um papel fundamental para a saída de bola da equipa, emprestando grande qualidade neste particular, em especial pela sua capacidade passe. Finalmente, em termos ofensivos é o terceiro melhor marcador da equipa, tendo conseguido até agora 6 golos (nenhum de penálti), o que é absolutamente notável para um defesa.

AddThis