É uma imagem aparentemente vulgar de mais um jogo do nosso futebol. Atrás dos jogadores, porém, eis que surge uma frase que reflecte bem aquele que é o mais preocupante de todos os problemas do futebol português: a crescente incapacidade de gerar receitas!
Se reflectirmos um pouco mais, percebemos que este painel está presente no estádio de um dos clubes em maior destaque na liga 06/07 não só pelos resultados mas sobretudo pelo agradável futebol que pratica – o Paços de Ferreira. O problema é simples: Quanto vale um anúncio que não é visto por ninguém? Resposta: Zero! É por isso que urge pensar em fazer com que as pessoas se possam interessar pelo futebol, não só nos estádios mas também na televisão. A “caixinha mágica” não é aliás um inimigo do futebol – como alegam alguns puristas – mas o seu aliado de maior potencial. Fica igualmente claro que a qualidade do futebol, por si só, não é suficiente para atrair espectadores uma vez que, repito, o Paços até é dos que mais “recompensa” quem assiste aos seus jogos.
O problema do futebol português é um problema de Marketing. Ou seja, não é capaz de definir um produto que se adapte à realidade do seu mercado (entenda-se os adeptos portugueses) e, por isso, o mercado vai progressivamente consumindo outros produtos bem mais enquadrados com as suas necessidades. Esta é uma tendência lenta mas já bem visível na nossa sociedade (e nos nossos estádios). A prazo potenciará um crescente amadorismo nos clubes de dimensão local e uma maior mediocridade nos restantes. Mudanças? Reacções? Acontecerão, mas temo que à velha maneira... ou seja, quando o céu já lhes estiver a cair em cima!