6.3.07

Leiria x Sporting: Em transição...

ver comentários...
O Sporting partiu para Leiria com a certeza de que de lá não sairia com uma melhoria na sua situação classificativa. Do outro lado estava uma equipa ainda à procura de uma exibição que realmente convencesse num embate frente a um grande...
O jogo começou mostrando um Leiria com um bloco baixo formado por duas linhas a defender mais em largura do que em profundidade. A estratégia passaria – não havia alternativa face ao rumo que o jogo levava – por procurar um aproveitamento eficaz dos contra-ataques através de uma transição ofensiva forte. O Sporting, até à expulsão de Liedson, foi dominador do ponto de vista territorial e nesse momento chave do jogo até já podia estar a vencer. Depois da machadada do vermelho a Liedson e ainda que não tenha sido de forma súbita, as coisas inverteram-se... Domingos tentou que o seu Leiria fosse aquilo que nunca conseguiu ser ao longo de toda a época: uma equipa dominadora e com uma posse de bola que empurrasse o Sporting constantemente para zonas recuadas. Só que Paulo Bento percebeu e, de forma inteligente, trocou a posse de bola pela velocidade – a ideia era explorar da melhor forma (ou seja com transições velozes) o espaço que o Leiria se dispunha a conceder ao colocar muitos homens à frente da linha da bola.
De facto, qualquer das equipas podia ter vencido – houve oportunidades para isso – mas foi o Sporting quem mais e melhor jogou. Revelou-se o carácter de uma equipa que tinha tudo para quebrar animicamente quando se viu reduzida a 10 (pedir-se mais, em termos de jogo, a uma equipa que jogou 70 minutos em inferioridade no campo de um adversário que luta pelo 4º lugar, parece-me irrealista).
Ao Sporting não restam – objectivamente falando – esperanças no que respeita ao título. Creio que aos leões faltou uma transição ofensiva mais forte na liga 06/07. Ao ataque falta um jogador que possa dar velocidade e, na fase de criação, Carlos Martins tem feito muita falta pela qualidade espontaneidade que lhe sobram e rareiam no restante plantel.

Lance Capital – O momento de pressão
O “Pressing” é um instrumento fundamental do futebol moderno, sem dúvida! Ainda assim, a pressão não pode ser feita com a mesma intensidade em todos os lances. Fazê-lo poderia ser um suicidio, sobretudo perante formações mais capazes do ponto de vista técnico. É por isso que se torna importante que haja inteligência no momento de “atacar” a posse de bola. Foi precisamente isso que fez Moutinho num lance que ilustra o jogo enorme do pequeno médio e que proporcionou a Yannick uma oportunidade de ouro para desfazer o nulo.



- No primeiro momento, vê-se que o passe é feito para um jogador (Alhandra) que de costas para o ataque e para o jogo vai demorar algum tempo a receber a bola dada a distância a que é passada. Este é um momento em que a pressão deve acontecer de forma rápida, atenta e agressiva: João Moutinho, sempre em jogo, não vai perdoar!


- Quando Alhandra recebe a bola já tem a pressão de Moutinho, não tendo o seu adversário no campo de visão. Como o passe não saiu de imediato a interseção acontece com Djaló à espreita de um espaço vital que entretanto se abriu.


- Finalmente Djaló fica com a bola mas vai atirar por cima. Note-se a movimentação do “eléctrico” Moutinho – é ele quem, depois de recuperar a bola, vai em velocidade para a zona de finalização!



AddThis