27.12.14

Destaques individuais do Brasileirão Serie A

ver comentários...

Tal como havia anunciado, deixo aqui os destaques individuais da análise feita para o campeonato brasileiro Série A, depois de já o ter também feito para a Série B. Nos próximos dias, conto também apresentar o mesmo exercício para o campeonato argentino, que também terminou neste mês de Dezembro.

Relativamente aos destaques, e indo para além daquilo que a lista já apresenta, gostaria de fazer dois destaques. Primeiro, os jogadores mais jovens a conseguir entrar nesta lista, começando pelo caso de Gabriel, que é notável dado ter apenas 18 anos, mas também Erik, que para além da juventude conseguiu teve ainda o handicap de ter actuado num clube de menor dimensão, e Luciano, que conseguiu uma notável produção apesar dos poucos minutos a que teve direito. Num outro foco, destacaria os jogadores com mais ocasiões criadas, sendo que no topo dessa lista aparece Everton Ribeiro, figura incontornável do campeão Cruzeiro. Aqui detectar-se-á também alguma diferença do futebol brasileiro para o europeu, já que a generalidade dos jogadores com mais ocasiões criadas são médios criativos e com uma acção móvel, enquanto que na generalidade dos campeonatos europeus, a tendência é para que encontremos extremos a assumir maior protagonismo ao nível das ocasiões criadas.


Talvez a grande surpresa nos destaques entre os guarda redes seja a ausência daquele que é, nos dias que correm, o mais reputado dos candidatos, Jefferson. Na verdade, não há muitos reparos a fazer ao desempenho do actual titular do 'escrete', mas o facto é, que segundo esta análise, haverá outros jogadores com um desempenho bem mais determinante ao longo da época, onde de resto o Botafogo acabou por descer de divisão. De resto, na minha opinião a liga brasileira conta com um número assinalável guarda redes de elevada qualidade.

AddThis