4.12.14

Destaques individuais do Brasileirão Serie B

ver comentários...

Não será, certamente, uma análise que diga muito a muita gente, dado o anonimato da generalidade destes jogadores para a maioria dos adeptos. Ainda assim, arrisco partilhá-la, sobretudo por ter uma base factual bastante significativa (ou seja, os destaques não resultam da minha opinião sobre os jogadores mas antes dos dados recolhidos nos jogos realizados). Na minha análise, a maioria destes jogadores dificilmente teria capacidade para se afirmar num clube grande português, mas por outro lado quase todos eles seriam sem grandes dúvidas mais valias potenciais para a generalidade das equipas da liga portuguesa (que, infelizmente e por outro lado, não deverão ter grandes hipóteses financeiras para conseguir atrair estes jogadores). No entanto, todos eles tiveram um rendimento objectivamente muito elevado ao longo de um período considerável de competição, o que sugere um potencial que a meu será um erro desprezar. Dentro de algumas semanas, deixarei o mesmo tipo de análise para a série A do Brasileirão e também para o campeonato argentino, onde surgirão certamente figuras de maior potencial. Deixo alguns destaques, esclarecendo que esta análise se foca sobretudo nos jogadores que são protagonistas frequentes nas principais jogadas de golo das equipas, e por isso deixa de fora defensores e boa parte dos médios deste campeonato. 
No topo desta tabela, surgem Rodrigo Pimpão e Magno Alves, e ambos são merecedores de uma atenção especial, por motivos diferentes. Rodrigo Pimpão porque consegue este destaque absoluto numa equipa que desceu de divisão, o que é notável. Magno Alves, porque fez um campeonato fantástico e muito desgastante aos 38 anos, ficando claramente a ideia que a sua carreira podia ter tido outra notoriedade (apesar de tudo, foi internacional brasileiro) se tivesse tido outras opções na sua carreira, tendo passado muito tempo no continente asiático e nenhum na europa. Entre os outros jogadores, destacaria os casos de: Junior Viçosa, que esteve ausente muito tempo devido a lesão, mas que conseguiu ainda assim um rendimento elevado; Na mesma categoria estarão jogadores como Rafael Costa, Edgar, Jael, Pimentinha, Thalles e Mancini (ex-Roma e Inter). Fernando Karanga e Tomas, do Boa, que são duas das principais revelações da prova e que provavelmente terão ofertas financeiramente atractivas nesta altura, provavelmente para paragens longínquas; Anderson Lopes, Edigar Junio, Jorginho e Cafu por serem dos poucos jogadores nesta lista com idade inferior a 25 anos.
Entre os guarda redes, nota para a presença de Marcos entre os destaques, ele que já havia deixado muito boa impressão na sua passagem por Portugal ao serviço do Marítimo.

AddThis