5.5.14

Sporting: problemas de uma eventual sobrevalorização

ver comentários...

Começo por explicar a análise que acompanha o texto: o objectivo é comparar a superioridade acumulada das equipas nos seus jogos da Liga 13/14, usando dois indicadores: golos e ocasiões. Aqui, entende-se por superioridade, a % de golos/ocasiões a favor de cada equipa, relativamente ao total (a favor e contra) nos jogos disputados.

---

Aqui, a análise estatística serve para suportar a opinião que fui partilhando ao longo da temporada e que vai no sentido de que a óptima campanha do Sporting conta, como factor explicativo relevante, um contributo muito favorável da eficácia, tanto ofensivamente como defensivamente. Não se trata de colocar em causa o mérito da equipa, até porque a eficácia, ofensiva e defensiva, também está sobretudo dependente da prestação dos jogadores de cada equipa. A minha convicção, porém, é que a prazo a eficácia - entenda-se, aproveitamento das ocasiões criadas - acaba por estabilizar em valores muito próximos de equipa para equipa. Isto, fundamentalmente, porque se trata de um dos aspectos menos controláveis no futebol, e também aquele que provavelmente explicará grande parte da incerteza do jogo.

A performance interna da equipa ao nível de resultados foi de facto excelente, atingindo uma fasquia pontual que seria inclusivamente suficiente para valer o título em 5 das últimas 10 edições da prova, e isto leva a que se precipitem duas conclusões lógicas relativamente à próxima temporada. A primeira é, naturalmente, o elevar da exigência, aumentando a expectativa para um registo pontual para níveis próximos do que foi agora conseguido. A segunda é que se a equipa mantiver sua base, então terá forte probabilidade de manter o registo actual. Ora, se a perspectiva que expliquei no parágrafo anterior estiver correcta - o que obviamente não é uma garantia! - então não haverá grande sentido na formulação de qualquer destas premissas, o que pode resultar num perigoso equívoco no lançamento da temporada.

E é neste sentido que 14/15 pode ser, para o Sporting, uma época de maior dificuldade do que aquilo que nesta altura parece ser à primeira vista perspectivável. Para além do acréscimo de sobrecarga competitiva, trazida pelo retomar da presença europeia, e do conhecimento que os adversários internos já terão da equipa de Leonardo Jardim, há a hipótese de haver também alguma sobrevalorização do potencial dos actuais recursos, por via dos resultados obtidos. Uma hipótese que se me afigura nesta altura como bastante provável e que por isso me faz pensar que o Sporting precisará, na janela de mercado que se avizinha, de algo mais do que manter a actual estrutura para fazer face às exigências que lhe serão colocadas.

AddThis