28.5.14

Análise - dados colectivos defensivos (Final de época)

ver comentários...

Na sequência do que apresentei ontem, completo a análise de dados colectivos da Liga 13/14, com os elementos sobre a prestação defensiva das equipas. Aqui ficam algumas notas breves:

- Sem surpresa, o Benfica foi a equipa com melhor controlo defensivo, sendo que os dados parecem concordar de que foi precisamente no plano defensivo que a equipa de Jesus mais se diferenciou, relativamente aos mais directos rivais.

- Tal como relativamente aos dados ofensivos, o Sporting aparece francamente favorecido pelo aproveitamento das ocasiões consentidas. Aqui, nota para o bom desempenho do guarda-redes (já visto noutra análise), que está obviamente ligada a este indicador específico.

- Nota, relativamente ao Porto, para a grande diferença em relação ao Benfica no que respeita a ocasiões consentidas, sendo que outros indicadores (como finalizações e posse de bola) até sugerem uma melhor capacidade de controlo defensivo da equipa portista, o que manifestamente não foi o caso. Saliência para o desempenho negativo no controlo das bolas paradas.

- Tal como nos dados ofensivos, é o Estoril que surge como quarta força do campeonato, o que completa um quadro que confirma, sem margem para dúvidas, a excelência da prova realizada pela equipa da linha. Mais uma análise que aumenta a expectativa sobre o trabalho de Marco Silva no Sporting.

- Nota para o contraste de algumas equipas, relativamente ao desempenho ofensivo. Casos como o Rio Ave ou Guimarães alicerçaram claramente a sua performance no controlo defensivo, já que ofensivamente não foram além de registos muito modestos. Em sentido completamente oposto, estiveram Marítimo e Braga. Os minhotos, que ofensivamente foram penalizados pela ineficácia própria (como visto ontem), tiveram um desempenho defensivo surpreendentemente modesto, consideradas as aspirações da equipa. De igual forma, o Marítimo apresenta dados defensivos (nomeadamente ao nível das ocasiões consentidas), que explicam o porquê da equipa não ter sido capaz de entrar na ambicionada luta europeia. Abre-se aqui uma curiosidade para a próxima época, já que Pedro Martins vai mudar-se para uma equipa que teve um desempenho exactamente oposto ao seu. Veremos o que sucede a partir de Agosto...

AddThis