27.5.08

Ranking Europeu de Clubes época 07/08

ver comentários...

É uma classificação que fui actualizando durante a época de 06/07, não o fazendo esta temporada. O objectivo é fazer um ranking de performance entre as equipas dos principais campeonatos europeus, tendo em conta as suas performances internas e nas provas europeias. Esta é uma quantificação inexistente no futebol actual e daí a motivação do exercício. Deixo agora a classificação de 07/08 que tem em conta as equipas das ligas Inglesa, Espanhola, Alemã, Francesa, Italiana, Portuguesa, Holandesa, Russa (2007), Romena, Escocesa e Turca – as primeiras 10 do ranking da Uefa.


Como é feito?
O ranking é composto por 2 componentes essenciais: pontos em competições europeias e pontos em competições domésticas. No primeiro caso, é simples, considera-se os pontos atribuidos nos coeficientes da Uefa para a performance de cada clube nas provas europeias. No caso das competições domésticas, é feita uma classificação que tem em conta a média de pontos por jogo de cada equipa na respectiva liga, sendo que cada liga tem um peso diferente em função da sua classificação na Uefa (ou seja ter uma média de 2 pontos em inglaterra é mais valorizado do que, por exemplo, em Portugal). Esta pontuação doméstica tem ainda em consideração uma valorização para o campeão e vice-campeão de cada liga, bem como para os vencedores das Taças e Taças da Liga (quando existem). Os resultados estão à vista e julgo que reflectem aquilo que assistimos durante a temporada.


Classificação 07/08


Sem surpresas é o Manchester United quem concluíu a época na liderança desta classificação e, também aqui, se repetiu a discussão “ao milimetro” com o Chelsea, segundo classificado. Em terceiro ficou o Real Madrid, fruto da sua importante conquista interna e em terceiro o Bayern, depois do pleno a nível interno e as meias finais da Uefa. Os cinco primeiros ficam completados pelo campeão italiano. A nível internacional destaque vai ainda para as performances positivas do Glasgow Rangers e Zenit e para as modestas prestações de Milan e Valência.
Entre os portugueses, muito boas classificações de FC Porto e Sporting. O FC Porto é, aliás, o primeiro clube fora das 5 principais ligas, fruto essencialmente da sua excelente performance interna (os efeitos do Apito Final não entraram aqui, obviamente). Nota ainda para o Benfica que é 38º bem à frente de Sporting de Braga, Guimarães e Setúbal. Os vimaranenses, aliás, foram penalizados por não terem estado presentes na europa e ainda por não terem chegado a qualquer final das competições internas, explicando-se assim o seu posicionamento atrás do rival minhoto.

classificação completa

AddThis