6.5.08

A matemática do acesso à Champions (III)

ver comentários...

Como havia antecipado na semana anterior, fossem quais fossem os resultados da penúltima jornada, os números das probabilidades do acesso à Champions seriam muito mais desnivelados à entrada para a última ronda. Não só porque a incerteza é menor com um jogo apenas por realizar, mas igualmente porque a probabilidade teórica de vitória das equipas envolvidas neste último desafio é bem maior.
Naturalmente, os 2 pontos ganhos pelo Sporting no último fim de semana também contribuíram para este maior desequilíbrio e os leões têm agora mais de 90% de hipóteses de segurar esse ambicionado segundo posto. Aliás, no que respeita ao segundo lugar refira-se que o Sporting está realmente dependente dele próprio. É que em caso de derrota frente ao Boavista as suas hipóteses de manter o actual posto são de apenas 6% (no fundo é a probabilidade de Benfica e Guimarães não vencerem os seus jogos). Já no que respeita ao terceiro lugar, e ainda no pressuposto da derrota frente aos axadrezados, os sportinguistas podem ainda manter esperança, já que a probabilidade de um tropeção entre Guimarães e Benfica rondará os 50%.
Outro aspecto importante é o afastamento do cenário 5, o que significa que para que o Benfica fique em segundo lugar, então o Sporting terá sempre de ser segundo. Aliás nesta altura as maiores esperanças encarnadas estão depositadas na hipótese de ficar em terceiro lugar, particularmente com a hipótese de o Vitória não vencer o Estrela, já que essa hipótese representa 12% entre os 17% de esperanças encarnadas de poder ainda entrar na mais prestigiada das competições de clubes.
Quanto ao Vitória, o segundo lugar é também uma hipótese remota (6%), sendo que se os vimaranenses chegarem a esse objectivo, então o mais provável é que tenham o Benfica como segundo classificado, já que a vitória encarnada é o mais provável dos desfechos do confronto da Luz.

AddThis