21.2.07

Porto - Chelsea: o jogo prometido!

ver comentários...
Chegou o dia!
José Mourinho regressa ao 'Dragão' onde viveu os últimos tempos da mais bem sucedida história de um treinador em Portugal mas, sobretudo, aonde desejou regressar um dia para "jogar a sério" - foi esta a expressão do 'Special One' no momento da derrota do Chelsea na cidade do Porto em 2004/05.
Esta é, na realidade, uma eliminatória de grande importância para o futuro próximo dos dois conjuntos... De um lado, José Mourinho regressa ao Porto na altura mais frágil desde a sua saída do futebol Português. Para o treinador bi-campeão inglês uma eliminação aos pés do FC Porto provocaria, não só o embaraço da derrota contra equipa de onde saiu para mais "altos voos", como também um forte de défice de estabilidade capaz de comprometer definitivamente a continuidade do Português em Stamford Bridge.
Do outro lado, o FC Porto. O campeão português pode até nem ter grandes responsabilidades no plano desportivo nesta eliminatória - afinal, o Chelsea é um "colosso" do futebol mundial que usufrui de um orçamento e de condições muito mais favoráveis para vencer. Há, no entanto, o aspecto financeiro... A SAD azul e branca apresenta um grande desequilíbrio entre custos e receitas, estando a manutenção das principais vedetas do plantel na próxima época dependente dos milhões que Jesualdo for capaz de "arrancar" nesta competição!
Quanto ao jogo propriamente dito, dificilmente haverá outra partida nestes oitavos de final que deixe tanta "água na boca"... Mourinho conhece bem o seu adversário e será interessante perceber até que ponto o treinador português vai conseguir pregar as suas habituais" ratoeiras" no jogo de logo - por exemplo, atacará o Chelsea preferencialmente sobre o (mais fraco) lado esquerdo da defesa portista?
Do lado do Porto, Quaresma será - sem surpresa - a principal arma para os desequilibrios e da capacidade que o colectivo tenha para lhe fornecer "jogo útil" vai depender grande parte das aspirações ofensivas da equipa. De resto, prevejo que Jesualdo apele à motivação dos seus para dominar o jogo, ao mesmo tempo que alertará para os perigos dos momentos de transição dos "Blues" - é importante que o Porto se mantenha concentrado e equilibrado durante os 90 minutos! De todo modo e apesar do favoritismo do Chelsea na eliminatória, o Porto não deverá ser "pêra doce", como aliás já o provou nesta mesma edição da Liga dos Campeões (vejam o vídeo!).

AddThis