5.12.11

Defour, novidade "entrelinhas"

ver comentários...
Já me tinha referido à simplicidade do seu jogo, demasiado breve nas suas aparições para que se torne fácil reparar nele. Talvez por isso, e por vir com o rótulo de jogador mais posicional, já tenhamos ouvido ou lido que não pode jogar com Moutinho, que é demasiado parecido, demasiado defensivo. Pessoalmente, discordo. Defour não é um jogador excepcionalmente criativo, é certo, mas é um jogador extremamente dinâmico, interventivo e fiável nas suas intervenções. Em particular, destacou-se pela boa capacidade de movimentação sem bola, e é essa aptidão que parece ter motivado a recente alteração de Vitor Pereira, na composição do meio campo portista.

Ao contrário do que foi quase sempre regra, Defour apareceu a jogar numa linha mais adiantada, na recepção ao Braga. Com Moutinho mais posicional, descaído para o lado esquerdo de Fernando, Defour manteve um posicionamento mais ofensivo, ainda que tendencialmente descaído sobre a direita. Em organização, aproximou-se muitas vezes do corredor direito, mas rapidamente se juntou também às zonas mais centrais, seja no aproveitamento do espaço "entrelinhas", seja no complemento dos movimentos de Hulk, sobre a última linha contrária. Em transição, o seu posicionamento defensivo mais alto, permitiu-lhe aparecer mais rapidamente nas costas da linha média do Braga, e a este comportamento se deve, pelo menos a meu ver, a maior e melhor reactividade da equipa neste momento do jogo.

Enfim, Defour confirma assim que o seu futebol não se limita a tarefas mais defensivas, e que tem uma amplitude de valências que fazem dele uma solução útil para várias funções. Mas, talvez o grande ponto de interesse esteja na alteração táctica em si mesmo. Será que passará a ser esta a composição do meio campo portista a partir de agora? Ou será apenas uma tentativa de conseguir maior complementaridade para a identidade de Hulk, mais móvel do que um "9" tradicional? E, já agora, que alternativas poderão existir a Defour se esta opção estrutural se mantiver? James e Belluschi serão seguramente candidatos...
Ler tudo»

AddThis