8.10.14

14/15 vs 13/14: 3 grandes à 7ª jornada

ver comentários...
Tal como havia anunciado no post anterior, como complemento ao ponto de situação que fiz sobre o rendimento das equipas nestas primeiras 7 jornadas, deixo uma análise comparativa relativamente ao mesmo período da época anterior, para os 3 grandes. Aqui ficam algumas notas...

Benfica - Jesus afirmou, há algumas semanas, que o Benfica está melhor do que estava nesta altura na época passada, e no que respeita ao campeonato isso parece relativamente incontestável. Sobretudo a nível ofensivo, o rendimento tem sido muito melhor do que aquilo que foi nas primeiras 7 jornadas da época passada, confirmando-se essa ideia em praticamente todos os indicadores. Do ponto de vista defensivo, curiosamente nesta altura da época passada havia um grande alarmismo em relação à vulnerabilidade defensiva da equipa, mas como na altura adverti tal se devia sobretudo a uma eficácia anormal por parte dos adversários, algo que depois se veio a confirmar ao longo da época. Seja como for, o Benfica este ano conseguiu um controlo defensivo não muito distante do verificado na época anterior, sendo no entanto de notar o facto de ter concedido mais ocasiões claras de golo em menos finalizações, o que indica uma menor eficácia do processo defensivo.

Sporting - A nível pontual o cenário poderá não ser tão favorável, mas olhando à generalidade dos indicadores apresentados, facilmente se percebe que tal não sucede por uma menor qualidade do futebol do Sporting, em face àquilo que apresentou na época anterior. Sobretudo a nível ofensivo, onde praticamente todos os indicadores foram melhorados, relativamente a 13/14, com a excepção da eficácia, que era anormalmente elevada nesta altura do ano anterior e que explicava o elevado número de golos marcados. No que respeita ao plano defensivo, e embora a equipa tenha consentido mais ocasiões de golo, também não há grandes sinais de preocupação face ao cenário em 13/14, já que nesta altura o Sporting já defrontou os dois rivais. O Sporting, note-se, tem dado sinais negativos relativamente ao seu processo defensivo, mas sobretudo em jogos de maior grau de dificuldade, não sendo esses problemas tão visíveis perante adversários de menor potencial. Ainda assim, e tal como no caso do Benfica, o facto do Sporting ter concedido mais ocasiões em menos finalizações (e no caso, menos ataques também), revela a maior vulnerabilidade do seu processo defensivo face a 13/14.

Porto - O calendário, menos favorável em 14/15, talvez ajude a explicar algumas das diferenças, mas no que respeita às primeiras 7 jornadas, o investimento feito na equipa ainda não teve tradução numa melhoria relativamente à época anterior. No entanto, o Porto 13/14 havia sido bastante competente neste período, tendo caído bastante posteriormente, não sendo previsível que tal possa acontecer na presente temporada. De todo o modo, e sem surpresa, o que mais sobressai são as diferenças em termos de desempenho ofensivo, onde a equipa de Lopetegui apenas conseguiu melhorar os indicadores de posse de bola, denotando muito menos objectividade nas suas acções ofensivas. Do ponto de vista defensivo, não há muitas diferenças relativamente ao que se passava por esta altura na época anterior. Foi a nível defensivo que o Porto mais quebrou de rendimento em 13/14, mas como já escrevi acima, não é expectável que tal possa acontecer de novo esta época (aliás, também não era expectável há um ano).

AddThis