25.5.09

Ramires e Patric. As primeiras análises do mercado.

ver comentários...
Apesar da época ter sido até mais competitiva do que é hábito, a verdade é que as jornadas finais trouxeram pouca indefinição relativamente aos primeiros lugares, lançando por isso, e de forma algo precoce, a generalidade das atenções para o que se segue. Ou seja, a próxima época. Neste ponto - e aqui também não há novidade – é o Benfica quem mais notícias tem trazido aos adeptos. Destacam-se, desde logo, as 2 contratações confirmadas no mercado brasileiro, justificando também um primeiro comentário...

Patric: muito para trabalhar – Quando vi o primeiro onze do Brasil no recente 'Sudamericano' sub 20, chamou-me à atenção este jogador, por jogar num clube secundário. Honestamente, dos jogos que vi nesse torneio – e essa é a única base que tenho para esta apreciação – fiquei com a ideia de que era precisamente na sua função que residia o ponto fraco canarinho. Já ouvi quem dissesse que é um lateral que defende mal, mas essa parece-me uma critica que não pode resultar deste torneio, já que o Brasil passou a maioria do tempo a atacar, não tendo sido sido devidamente testado nessas tais funções mais defensivas. Patric revelou-se muito impulsivo e rápido, mas também pouco lúcido e assertivo. Será indiscutivelmente um jogador para trabalhar e creio que é ao nível da decisão que tal tarefa deve começar.
Uma nota para referir que a contratação deste jogador só acontece após a valorização do mesmo com a chegada à selecção brasileira. O preço terá subido aterradoramente e, na minha opinião, não se trata de um valor inquestionável, havendo laterais que se destacaram mais no ‘Sudamericano’. Mais uma vez, fica a ideia de que não há um trabalho de prospecção que antecipe as situações e isso paga-se (se não for em mais nada) em euros.

Ramires: afinal que jogador queriam contratar? – Não sei o que o Benfica pretende exactamente com esta aquisição. A dúvida surge, obviamente, pela incerteza do modelo táctico do Benfica em 09/10, mas também pela “mutação” táctica a que este jogador foi sujeito desde o inicio de 2008 (após a chegada do técnico Adilson Batista, com quem Ramires "explodiu"). Na imprensa portuguesa "vende-se" Ramires como um médio defensivo e até já ouvi quem dissesse que jogava sobre a esquerda. A verdade é que depois de ter actuado como médio central e mais defensivo num 4-4-2 clássico em 2007, Ramires passou a ter um papel mais ofensivo, tornando-o num médio bastante atípico para o que é comum no futebol brasileiro. Joga sobre o corredor central, atrás dos avançados (juntando-se muitas vezes a estes) e não faz questão de “ter bola” em cada jogada. O seu papel ganha notoriedade sobretudo nos momentos de transição, onde aparece entre linhas a conduzir em velocidade e a desequilibrar ofensivamente, pelo efeito surpresa que as suas "chegadas" provocam. Se o jogo for mais “fechado”, no entanto, é capaz de passar largos momentos sem participar no jogo.
O Ramires de hoje é um jogador que se distingue pela velocidade com que conduz a bola, que procura jogar sempre simples e que define bem dentro da área. Fica a dúvida sobre o que o Benfica pretenderá dele mas tenho a convicção de que deverá passar por algo diferente do que vem fazendo no último ano. A confirmar-se esta ideia, Ramires passará por um período de adaptação táctica, que vai para além das diferenças no tipo de futebol que por cá se pratica e que estará também ligado à sua própria função. Este período será obviamente essencial para o seu sucesso no Benfica. Dois pontos favoráveis no jogador são ainda a condição física e o alegado profissionalismo que o caracterizam.

Elevado investimento
Uma nota que resulta destas primeiras operações do Benfica no mercado é, sem dúvida, o valor envolvido. Numa altura em que se anunciava alguma contenção, face aos resultados do investimento feito na época anterior, todos estes milhões são evidentemente uma surpresa. Na minha leitura, parece-me haver uma preocupação de definir rapidamente o plantes e, por outro lado, fica agora mais claro que haverá vendas importantes neste defeso.



Ler tudo»

AddThis