9.4.15

Análise Bolas Paradas, Liga 14/15

ver comentários...
Partilho uma análise sobre as ocasiões criadas através de lances de bola parada, na Liga Portuguesa 14/15.
O primeiro e mais óbvio destaque vai para a diferença do aproveitamento do Benfica para os mais directos rivais neste aspecto específico do jogo. Aliás, a diferença é de tal forma expressiva que poderemos considerar este um ponto chave na vantagem que a equipa de Jesus conseguiu materializar na tabela classificativa, sobretudo relativamente ao Porto, mas também relativamente ao próprio Sporting. Isto, no capítulo ofensivo, como é evidente.
Como nota comparativa, e relativamente à época anterior, ficam os valores dos 3 grandes nos 30 jogos do campeonato de 13/14: Benfica, 30 ocasiões, 9 golos; Porto, 27 ocasiões, 12 golos; Sporting, 26 ocasiões, 13 golos. Ou seja, nesta comparação o Benfica é também quem fica mais a ganhar face ao aproveitamento de 13/14, onde já havia sido a equipa com mais ocasiões criadas por esta via, mas desta vez com um aproveitamento efectivo bastante superior. Quanto a Porto e Sporting, o aproveitamento tem sido francamente inferior, como os números bem documentam.

Por fim, duas notas mais sobre esta análise e a leitura que na minha opinião deve ser feita dela. Primeiro, relativamente ao facto de ser normal que equipas com menos capacidade de imposição nos restantes momentos do jogo acabem por ter maior % de ocasiões de golo por esta via (ainda que em termos absolutos, sejam as equipas mais dominadoras que mais vantagem teórica têm). Depois, para o facto de ser obviamente importante o trabalho colectivo que é feito em cada clube, e em particular para o trabalho dos treinadores, com Jesus a merecer uma nota de realce pela grande qualidade e versatilidade que a sua equipa apresenta nestes esquemas tácticos (não é fácil de encontrar melhor, mesmo no plano europeu). No entanto, é também muito importante o papel dos jogadores, e a título de exemplo fica o caso de Marco Silva, que no ano anterior tinha conseguido no Estoril equiparar-se ao Benfica no número de ocasiões criadas através de lances de bola parada, mas que este ano não evitou um desempenho muito modesto a este nível, no Sporting.

AddThis