17.7.11

Reforços 2011/12: Axel Witsel (Benfica)

ver comentários...
Perfil evolutivo - Apesar de ainda jovem, Witsel é já um nome há muito conhecido no futebol europeu, e belga em particular. Foi um caso de revelação precoce, assumindo um papel importante num dos históricos do seu país, logo a partir dos 18 anos. O Benfica surge, 5 épocas mais tarde, como a primeira experiência do jogador fora do seu país e do Standard. Witsel desempenhou vários papeis como médio, quer no Standard, quer na Selecção, sendo impossível atribuir-lhe uma posição especifica, como sendo a "sua" posição. Ainda assim, neste trajecto, é importante relevar o cruzamento com Jorge Jesus na época 2008/09. O Braga eliminou uma excelente equipa do Standard, que na altura analisei. É provável (arrisco especular...) que Witsel tenha ficado na retina do treinador encarnado desde esse confronto.

Perfil táctico/técnico - Se juntarmos 2 constatações do seu trajecto - revelação precoce desde os 18 anos e polivalência em várias funções na linha média - começamos a convergir para as mais valias que Witsel pode (e seguramente irá) acrescentar. De facto, trata-se de um jogador, não só forte no capítulo físico (ágil e rápido), como sobretudo invulgarmente culto, quer pelo seu comportamento sem bola, quer pela maturidade que revela no critério em posse. No que respeita à posse, é um jogador extremamente fiável, não apenas pela qualidade técnica que tem, mas pelo critério que denota - mesmo em zonas ofensivas, não é fácil vê-lo perder uma bola. A esta virtude, já de si muito valiosa, acrescenta capacidade de trabalho, reactividade, e inteligência nos movimentos sem bola, aparecendo muitas vezes em zona de finalização e fazendo bastantes golos. É um jogador capaz de desequilibrar no 1x1, mas não tem grande propensão para recorrer a essa solução (comparativamente com a generalidade dos médios do plantel encarnado).

Futuro no Benfica - Completando a especulação que iniciei acima, com a referência ao cruzamento de Jesus com este jogador, em 2009, arrisco que o treinador verá nele as características para render o papel de Ramires no Benfica 2009/10. Nesta perspectiva, projecto uma aposta muito forte no jovem belga nesta temporada, maior do que em qualquer outro dos muitos reforços já apresentados para o sector. E, de facto, creio que se justifica, porque Witsel é um excelente jogador, daqueles que garantem qualidade e fiabilidade em todos os momentos do jogo. Jesus, a meu ver, utiliza-lo-á quer como ala (devolvendo alguma assimetria à equipa, como acontecia com Ramires-Gaitan) ou como segundo pivot, ao lado de Javi Garcia, e numa função semelhante à que desempenhou no Standard. Com Witsel, aliás, é possível que vejamos mais vezes uma estrutura de dois médios na zona central, uma solução característica dos jogos de maior grau de dificuldade, nas equipas de Jesus. Aproveitando a referência a Ramires, completo o paralelismo entre os dois, para deixar a opinião de que o brasileiro é mais forte na reactividade e agressividade defensiva, mas que o belga me parece mais capaz com bola, quer pela sua qualidade quando em posse, quer pela maior protagonismo que assume no jogo da equipa. Em resumo, não é de excluir a hipótese de um grande impacto deste jogador na época da equipa.

Ler tudo»

AddThis