19.8.15

Notas 15/16 (#1): Arranque de temporada

ver comentários...
- Na liga portuguesa, a corrida ao título em 15/16 promete ter características não muito diferentes das anteriores. Ou seja, a superioridade dos principais candidatos será enorme na esmagadora maioria dos jogos, o que tem como consequência óbvia a menor probabilidade de que surja uma grande diferenciação pontual através desses jogos. Os clássicos e os acidentes de percurso prometem, por isso, voltar a ser decisivos para definir o campeão. Mas, no que respeita aos candidatos propriamente ditos, há diferenças óbvias em relação ao passado recente...

- O "factor Jesus" tem, na minha opinião e como já escrevi, uma importância enorme no lançamento dos dados para esta temporada. O Sporting ganha com isso, e pode perspectivar para si próprio um melhor desempenho absoluto, em termos pontuais. Não é garantido, nem implica uma melhor classificação relativa, mas parece-me claro que o Sporting é hoje bem mais candidato do que era há um ano, e essencialmente por ter agora Jesus como timoneiro.

- Em sentido inverso está o Benfica, e sobretudo também pela mudança de treinador. Sobretudo, mas não só. Depois de algumas épocas de grande acerto no mercado, o Benfica inverteu claramente essa tendência e de há uns anos a esta parte tem perdido sucessivamente qualidade no seu plantel, mesmo mantendo níveis importantes de investimento em aquisições. E isso, mais tarde ou mais cedo, com Jesus ou sem Jesus, ir-se-ia pagar. A saída do treinador terá servido de catalizador nesta reacção e, no arranque de 15/16 e aos meus olhos, as perspectivas do Benfica são bem menos favoráveis do que tem sido hábito. Há ainda margem para um volte-face, que se poderá dar tanto através do mercado, pela estrutura, como nos treinos, pelo treinador. Mas parecer provável, não parece...

- Mantenho a leitura que havia feito em Junho: quem mais se aproxima do título com as mudanças na segunda circular de Lisboa, é o Porto. Basicamente, e mesmo tendo de facto várias alterações entre as suas principais figuras, parece-me bastante seguro perspectivar que o Porto 15/16 não se afaste muito do registo pontual da época passada. Ora, se isso acontecer, uma de duas situações terão de suceder para que a equipa de Lopetegui não acabe a época no topo da tabela. Ou o Benfica mantém, pelo menos, o registo pontual anterior, o que não se afigura provável; ou o Sporting melhora substancialmente o seu desempenho, o que parecendo-me possível, também não vejo como fácil. Sendo assim, 15/16 tem, para mim e à partida, um favorito óbvio, que é o Porto.

- Uma nota, para terminar, sobre o arranque da Premier League. Poucas mudanças, na minha opinião, no quadro dos favoritos ao título, com muito equilíbrio entre várias equipas. Cria-se a ideia de que, por ter sido campeão, o Chelsea seria o favorito, mas a verdade é que, e tal como escrevi na altura, 14/15 não mostrou uma superioridade clara da equipa de Mourinho em relação às demais. Não quer isto dizer que o Chelsea seja inferior a qualquer outro candidato, mas perante diferenças tão curtas, a expressão favoritismo soará sempre a hipérbole. Para já, o arranque foi favorável às equipas Manchester, mas a Premier League, e ao contrário daquilo que se passa por exemplo em Portugal, é uma prova onde poucos jogos podem ser dados como garantidos para qualquer que seja a equipa, e por isso a margem para recuperar de desvantagens pontuais é, pelo menos em teoria, bastante grande.

AddThis